(Êxodo 19:10 e 11). Horebe ou Horeb, em hebraico hörëb, significa “o seco”, “o desolado”, característica apropriada do deserto no qual o monte se localiza.
Conhecido também como Monte Horebe, em hebraico, e Jebel Muça (Monte de Moisés, em árabe), o Monte Sinai está situado na península sul do Sinai.
Moisés subiu ao Monte Horebe parar orar. Ele voltava cheio do poder de Jeová.
Do grego, o Monte Sinai (também conhecido em hebraico como Monte Horebe, ou em árabe como Jebel Muça, que significa “Monte de Moisés”) está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo.
O “Monte Sinai” ou “Horebe”, o “monte de Deus”, é, de fato, um lugar especial no contexto bíblico; um lugar de encontro entre o humano e o divino.
36 curiosidades que você vai gostar
Hoje poderíamos dizer que ele queria levá-los ao templo para que recebessem poder do alto. Para Moisés e os filhos de Israel, o monte Sinai era um templo: um lugar onde o Senhor poderia revelar-Se a Seu povo.
Ao olharmos para toda trajetória da vida de Moisés aprendemos que o agir de Deus reflete em nossas vidas à medida que O obedecemos e seguimos suas orientações. A glória do Senhor foi tão impactante na vida de Moisés que ele precisou cobrir o rosto com um véu.
O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.
Assim fez Moisés. Moisés, no momento combinado, subiu ao cume do outeiro junto com Arão e Hur. E consta que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia e quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia na batalha.
Zion (Sião em português e Tzion em hebraico) possui o significado bíblico de terra prometida. Inicialmente era o nome do monte em Jerusalém no qual foi construída a cidade do rei Davi. O Monte Sião passou a designar a terra prometida ou a própria Jerusalém.
Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito.
A antiga tradição judaica associa o lugar onde o Templo de Salomão se erguia com o monte na "terra de Moriá", onde Abraão, às ordens de Deus, ofereceu o seu filho. Foi para a "terra de Moriá" que Abraão viajou e, no terceiro dia, ele viu à distância o lugar indicado por Deus.
O seu nome deriva do hebraico Karmel, que significa "jardim", "campo fértil" ou "vinha do Senhor" (carmo significa "vinha", el significa "senhor").
De acordo com Êxodo, a coluna de fogo fornecia luz para que os israelitas pudessem viajar à noite durante o Êxodo do Egito (talvez na época da 18ª Dinastia; veja a datação do Êxodo). A Escritura tradicionalmente combina uma coluna de fogo com a manifestação da presença divina durante o dia como a coluna de nuvem.
O Monte Horebe ou Monte de Deus (em hebraico: חֹרֵב, em Grego na Septuaginta: χωρηβ, em Latim na Vulgata: Horeb) é a montanha em que o livro de Deuteronômio na Bíblia hebraica diz que os Dez Mandamentos foram dados a Moisés por Deus. ... A montanha também é chamada de Montanha de Yhwh.
Êxodo 24:12, 18—Moisés fica no Monte Sinai por quarenta dias. Êxodo 31:18—O Senhor escreve nas tábuas com Seu dedo. Êxodo 32:1–24, 30–32—Arão faz um bezerro de ouro.
árduo exercício (subida e descida) por seis vezes, todas elas a mando de Deus. Moisés, quando lhe era revelada a vontade de Deus.
No final dos quarenta anos, da geração que saiu do Egito, somente Josué e Calebe entraram na terra de Canaã, Moisés morreu no monte Nebo e apenas avistou de longe á terra prometida.
Ficar proeminente; fazer com que se sobressaia; engrandecer: o bom caráter sempre resplandece.
A vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo não é apenas mais um episódio da nossa história, é a consolidação da aliança que o Criador, movido por um amor incondicional, selou com Sua própria criatura. No momento exato da morte de Jesus, o véu do templo se rasgou de alto a baixo.
11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece. 12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. 13 E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não fitassem os olhos no fim do que era transitório.
O caminho que leva até o pico do Monte Sinai é feito através de uma trilha ou de uma escadaria que contém 4.000 degraus, e que é chamada de “Sikket Saydna Musa”, que significa, em árabe, “O Caminho de Moisés”.
Aos pés do Monte Sinai, Moisés recebeu os Dez Mandamentos - inscritos em duas tábuas, as “Tábuas da Lei” -, das mãos de Deus, selando assim uma Aliança entre Javé e Israel.
Moisés era o único que poderia subir ao monte; os demais não poderiam subir, nem mesmo tocar nas extremidades do monte. Por isso a expressão Mais perto do monte, mais perto da face. Aquele que subisse ou até mesmo tocasse nas extremidades do monte, com a exceção de Moisés, seria morto (Êxodo 19.21).
O que é a taxa de recombinação?
Como redefinir as permissões de arquivo e Diretório?
O que ocorre na hidratação do cimento quando o gesso e adicionado?
Como turbinar a velocidade de sua internet?
Qual a garantia do recibo de compra e venda?
Como calcular frete de entrega?
Qual a diferença de thinner e aguarrás?
Porque o frevo se tornou patrimônio cultural?
Qual castelo inspirou o castelo da Disney?
Qual o melhor tipo de suspensão?
Quais são os três tipos de golpes de imobilização do judô?
O que são as bactérias e onde podem ser encontradas?
O que quer dizer o que é gigante pela própria natureza?
Como os cientistas descobriram que as galinhas são parentes dos dinossauros?