Diminuição da resistência imunológica; Surgimento de diversas doenças, como o câncer, alterações gastrintestinais, problemas na medula óssea; Infertilidade e má-formação dos órgãos reprodutores e de fetos submetidos à alta radiação.
O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts.
Nesse sentido, o Brasil apresenta uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo. Não existe uma fonte de energia que só tenha vantagens. Não há energia sem controvérsia, mas a nuclear, pelo poder destruidor que tem qualquer vazamento de radiação, não deve ser utilizada para produzir eletricidade.
Já entre as desvantagens das usinas nucleares, podemos mencionar o fato de elas utilizarem fontes não renováveis; os riscos de acidentes; a poluição térmica dos rios gerada pelo descarte da água empregada nas usinas; o alto preço em termos de investimentos; além da dificuldade de descarte do lixo radioativo gerado.
Energia NuclearNão libera gases estufa;Exigência de pequena área para construção da usina;Grande disponibilidade do combustível;Pequeno risco no transporte do combustível;Pequena quantidade de resíduos;Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)
26 curiosidades que você vai gostar
Conheça a seguir alguns pontos positivos da radioatividade em nossa vida:Radiografia. O físico alemão Wilhelm C. ... Radioterapia. ... Esterilização de materiais.
Quais são os tipos de energia nuclear?Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas;Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.
Não emite tantos gases poluentes (comparado a outras fontes de energia como o petróleo, o gás natural ou como carvão). Seu principal produto é o vapor de água, portanto é considerado uma fonte de energia limpa.
A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido. A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.