As citocininas são hormônios vegetais descobertos na década de 1940 por Johannes van Overbeek por meio da realização de experimentos em busca de um aditivo químico para aumentar o desenvolvimento de células vegetais.
Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.
As citocininas (CKs), são compostos hormonais que são sintetizadas majoritariamente em meristemas apicais radiculares e transportadas via xilema para a parte aérea. Esse hormônio tem papel fundamental no controle das etapas da divisão celular nos tecidos vegetais e na quebra de dormência de gemas axilares.
As citocininas atuam promovendo a divisão celular, atrasando a senescência foliar e quebrando a dominância apical.
As características das plantas transgênicas com superprodução de citocininas são mais folhas, nas folhas níveis mais altos de clorofila e mais verdes, senescência retardada, dominância apical reduzida, entrenós mais curtos, enraizamento reduzido assim como a taxa de crescimento da raiz (TAIZ e ZEIGER, 2009).
32 curiosidades que você vai gostar
As citocininas são hormônios vegetais que retardam o envelhecimento, atuam na germinação de sementes e, com a auxina, estimulam a divisão celular. ... Esses hormônios têm como função atuar no crescimento de gemas laterais e na germinação de sementes, retardar o envelhecimento das folhas, entre outras.
As principais naturais são a trans-zeatina, dihidrozeatina e a Isopentenil-adenina, e as sintética são a cenetina e BAP. A característica comum às citocininas são: possuir uma cadeia lateral ligada ao N-6 da adenina e todas as citocininas naturais são derivadas da adenina.
As citocinas também atuam em associação com as auxinas no controle da dominância apical. Nesse caso, os dois hormônios tem efeitos antagônicos. ... As citocinas também retardam o envelhecimento das plantas. Ramos e flores cortados e colocados em água envelhecem rapidamente pela falta desse hormônio.
Senescência é um termo que se aplica aos processos que acompanham o envelhecimento e morte de uma planta ou de uma parte dela. ... A maior parte dos nutrientes formados na folha foram removidos para outras partes da planta, principalmente para as raízes, onde ficam armazenados.
Outro hormônio relacionado ao processo de transporte de solutos na planta, especificamente o transporte de carboidratos, é a citocinina. Esse hormônio vegetal é o responsável pelo estabelecimento de drenos na planta, através da ativação de enzimas do metabolismo de carboidratos.
O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais.
Uma importante resposta à luz em plantas é o fototropismo, que envolve o crescimento na mesma direção—ou em direção oposta—a uma fonte de luz. Fototropismo positivo é o crescimento em direção à fonte de luz; fototropismo negativo é o crescimento em direção oposta à fonte luz.
Significado de Tropismo
substantivo masculino Desenvolvimento de um vegetal numa direção dada, sob a influência de uma excitação exterior (luz, gravidade etc.).
A descoberta das citocininas ocorreu por meio de pesquisas que investigavam os fatores envolvidos no crescimento e desenvolvimento de células e tecidos isolados em tubos de ensaio, processo chamado de cultura de tecidos ou cultivo in vitro.
A superexpressão de genes da oxidase da citocinina, de Arabidopsis em fumo, causa uma redução nos níveis da citocinina endógena e, consequentemente, um grande retardo do desenvolvimento, devido à redução na taxa de proliferação celular no meristema apical da parte aérea.
As citocininas são sintetizadas em qualquer tecido vegetal: caule, raízes, folhas, flores, frutos e sementes, sendo nas raízes onde se produzem maiores quantidades do hormônio.
A senescência é um processo metabólico ativo associado ao processo de envelhecimento. Ocorre por meio de uma programação genética que envolve redução do tamanho dos telômeros e ativação de genes de supressão tumoral. ... As células somáticas têm o gene da telomerase, mas não a produzem pois, este não está ativado.
Etileno. O etileno é um hormônio gasoso e é produzido em quase todos os tecidos vegetais em resposta ao estresse. Promove vários efeitos nas plantas, como a germinação de sementes e a senescência. Outro efeito marcante do etileno é no amadurecimento de frutos e na abscisão de folhas, flores e frutos.
A senescência é um processo natural do desenvolvimento. No entanto, muitas vezes, ela é uma resposta ao estresse, como a queda de temperatura que se inicia no outono e segue até o inverno, principalmente em regiões temperadas.
As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. ... Existem vários tipos de auxina, mas o principal é o ácido indolacético (AIA), produzido naturalmente. Muitas auxinas são sintetizadas industrialmente.
As auxinas são fitormônios ou hormônios estimuladores. ... A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.
Os efeitos do etileno são variados, destacando-se o amadurecimento de frutos, a senescência (envelhecimento) de flores e folhas e a abscisão (queda) de folhas e frutos. Outra função que pode ser atribuída ao etileno é a determinação do sexo de flores de algumas espécies de plantas, como as da família Cucurbitaceae.
Os hormônios ou fitormônios são, portanto, substâncias naturais produzidas pelo próprio vegetal, enquanto os termos, regulador de crescimento ou regulador vegetal são empregados para todas as substâncias,naturais (produzidas por fungos, por exemplo) ou artificiais, que possuem efeitono crescimento e desenvolvimento das ...
Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas e que atuam na regulação do seu desenvolvimento e crescimento. Os principais hormônios vegetais são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico. ...
Essas substâncias, os hormônios, atuam em pequenas quantidades modificando o funcionamento de células específicas. Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.
Como é o processo de pinocitose?
Quando ocorre a Broncodilatação?
Como ocorre a hematose passo a passo?
Como ocorre o processo de odontogênese?
Como os amplificadores funcionam?
Como ter sinal de celular em área rural?
Como os Desacopladores funciona?
Quais são os ministérios do Brasil 2020?
Como funciona uma caldeira a gás?
Como são elaboradas as provas da Cespe?
Como se classifica a responsabilidade dos sócios?
Quais as vantagens e desvantagens das fontes alternativas de energia?
Como é que eram contados os anos antes de Cristo?
O que é uma gira de Preto Velho?
Quais são os tipos de amplificador?