Appio Claudio Cieco
Seu nome é originário do magistrado responsável pela sua construção: Appio Claudio Cieco. As obras começaram em 312 a.C, e na época utilizou-se inicialmente um traçado de uma estrada que ligava Roma a uma cidadezinha dos arredores. Appio Claudio decidiu prolongar a avenida até Cápua (na região Campania).
A Via Ápia (em latim Via Appia, em italiano Via Appia Antica) é uma das principais estradas da antiga Roma. Recebeu este nome em memória do político romano Ápio Cláudio Cego, que iniciou sua construção em 312 a.C. Inicialmente a estrada estendia-se de Roma a Cápua, numa distância de 300 quilômetros.
As estradas romanas eram compostas de pedras assentadas sobre argamassa, e muitas delas ainda estão em uso, sendo a mais famosa a Via Appia, de aproximadamente 90 km, ligando Roma e Terracina.
Via Ápia, Roma: A Beleza Rústica do Parque dos Aquedutos | Roma Pra Você
As primeiras vias romanas: um equipamento estratégico Até 400 a.C., os romanos utilizavam caminhos de terra para deslocar-se da sua capital às cidades vizinhas. ... A primeira via foi criada em 312 a.C., por Ápio Cláudio Cego, para unir Roma e a cidade de Cápua: foi a denominada Via Ápia.
Há dois mil anos uma estrada era aberta na Europa pelos romanos. Essa estrada é a mais antiga via de comunicação que existe na Europa, ela começa em Bruxelas, Bélgica e termina em Novgorod, Rússia. Uma estrada que liga 8 países e que existe há muito tempo.
A estrutura era construída em formas de arcos capazes de aguentar o peso. Os condutores eram feitos de tijolos e revestidos internamente por cimento, o que costumavam chamar de canalis. A água chegava nas proximidades das cidades e era despejada em reservatórios denominados castellum.
As estradas romanas (em latim: viae; singular: via) eram uma infraestrutura física vital para a manutenção e desenvolvimento do Estado romano e foram construídas a partir de cerca de 300 a.C., através da expansão e consolidação da República Romana e do Império Romano.
A superfície era de pedra na maior parte da estrada e materiaisasfálticos foram usados com abundância. As subidas mais íngremes eram feitas porescadas cortadas na rocha. O tráfego consistia inteiramente de animais de carga(lhamas) e pessoas a pé, já que os incas não conheciam o uso da roda.
Sob o reinado de Caracala (213) foi construída uma ramificação chamada Água Antoniniana para levar água par as novas Termas, que atravessava a Via Ápia sobre um arco (Arco de Druso).