A cor da água é produzida pela reflexão da luz em partículas minúsculas de dimensões inferior a 1 µm – denominadas coloides – finamente dispersas, de origem orgânica (ácidos húmicos e fúlvicos) ou mineral (resíduos industriais, compostos de ferro e manganês).
O tom azulado da água origina-se da absorção da luz que incide sobre ela. A água tende a absorver melhor os comprimentos de onda mais longos da luz, como os dos tons laranja e vermelho.
A variação de cores se explica pela composição e temperatura da água, a incidência de raios solares e materiais sólidos e orgânicos em suspensão, como algas, fragmentos de rochas e grãos de areia.
As algas são organismos clorofilados, pois, possuem clorofila, um pigmento fotossintético, que absorve luz, principalmente, no comprimento azul e reflete o comprimento verde, deixando a água com esse tom. Águas mais ricas em nutrientes, possuem mais algas e tendem a ter um tom mais verde.
A coloração barrenta da água vêm da terra que esses rios arrancam das montanhas quando descem. A coloração “suja” da água não significa que ela não seja apreciada pelos peixes. Junto com o barro, muitos nutrientes ajudam plantas a crescerem no leito do rio, alimentando os animais aquáticos.
31 curiosidades que você vai gostar
A cor normal do mar é azul porque essa é a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar (composta de comprimentos de onda vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
A explicação por trás do fenômeno vem da forma como a luz se espalha pelas moléculas na atmosfera. É a luz azul — que tem o comprimento mais curto — que se espalha mais por essas pequenas partículas, o que leva à coloração azulada que observamos.
A cor do mar muda de acordo com os segmentos e seres vivos que estão dissolvidos na água, além de fatores com a refração da luz. Por exemplo, se a areia for muito clara vai refletir mais a luz do sol, dando a impressão de que a água é mais clara na superfície e mais escura a medida que o mar vai ficando mais profundo.
Porque a composição química, a temperatura e a velocidade dos dois são diferentes. Porque a composição química, a temperatura e a velocidade dos dois são diferentes. Ao longo de um percurso de cerca de 6 km, os rios Negro e Solimões andam lado a lado sem se misturar antes de se tornarem um só – o grande Rio Amazonas.
O que acontece se alguém pegar seu CPF?
O que diz o fundamento pensamento sistêmico?
Como é a contaminação da doença de Chagas?
Que é bom para espantar passarinho?
Como se explica a responsabilidade civil do Estado diante de atos omissivos resposta fundamentada?
Como proteger e ocultar as células no Excel?
Como a ciência explica como foi a formação do arco-íris?
Como escrever sentar ou assentar?
Como é que se escreve uniforme?
Como fazer sobreposição de imagens no Pixlr?
Quem descobriu o Brasil e como chegaram?
Como se escreve por extenso uma potência?