O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.
Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje.
Dedução tem a sua origem no latim deductione, que significa "conduzir" ou "extrair". Consiste num processo de raciocínio, em que numa afirmação a conclusão é alcançada a partir de um conjunto de premissas em consequência de regras lógicas ou "regras de inferência".
Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa.
Diferença entre Método Dedutivo e Método Indutivo
Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.
26 curiosidades que você vai gostar
Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.
O que é Método Indutivo:
Exemplo: Todos os cães que foram observados tinham coração. Logo, todos os cães têm um coração. Em contraposição ao método indutivo, o método dedutivo não produz conhecimentos novos, suas conclusões são tiradas com base nos conhecimentos já existentes e que estavam implícitos.
Um argumento será válido se, e somente se, for impossível que sua conclusão seja falsa quando se assume que todas as premissas são verdadeiras. Com essa caracterização, fica claro que somente argumentos do tipo lógico podem, estritamente, ser válidos.
A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas).
Como a suplementação de creatina promove o aumento de força nos exercícios de curta duração?
Como se escreve o nome baixo em inglês?
Como ter uma boa aparência feminina?
Como se escreve a data em alemão?
Como é parque de diversões em inglês?
Como é que fala bom dia no Japão?
Como e brincadeiras em inglês?
Como se diz boa noite ao encontrar alguém?
Como lavar uma camisa oficial de time?
Como limpar por dentro do cooktop?
Quando se usa Good evening e Good night?
Qual é a política de Maquiavel?
Como é que se fala em inglês com certeza?
Como se diz ver filme em inglês?
Como tirar embaçado de copo de vidro?