Entre os óbitos maternos ocorridos no Brasil, de 1996 a 2018, as causas obstétricas diretas que se destacaram foram: hipertensão (8.186 óbitos), hemorragia (5.160 óbitos), infecção puerperal (2.624 óbitos) e aborto (1.896 óbitos).
Causas da mortalidade maternaHipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia);Hemorragias graves (principalmente após o parto);Infecções (normalmente depois do parto);Complicações no parto;Abortos inseguros.
As causas diretas com maior freqüência são toxemia gravídica (30% das mortes); hemorragias ligadas à gestação, parto e puerpério (18%) e infecções puerperais (15%). “As mortes decorrentes de aborto respondem por 12% dos óbitos maternos, sendo 25% em virtude das demais causas.
Morte materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.
Morte Materna Obstétrica
As mortes maternas por causas obstétricas podem ser de dois tipos: as obstétricas diretas e as obstétricas indiretas. obstétricas durante gravidez, parto ou puerpério devido a intervenções, omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer dessas causas.
30 curiosidades que você vai gostar
Acesso e qualidade à atenção integral à saúde da mulher
Uma das metas é reduzir a razão de mortalidade materna global para menos de 70 mortes maternas por 100 mil nascidos vivos.
tem uma razão de mortalidade materna de 670 óbitos ma- ternos por 100 mil N.V. Em toda a América Latina, cerca de 15 mil mulheres morrem por ano devido a complicações na gravidez, no parto ou no puerpério.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a morte materna como o óbito de mulheres durante a gestação, puerpério ou período que se estende até 42 dias após o término da gestação, independente da duração ou da localização da gravidez (podendo ser devido à qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por ...
Estima a frequência de óbitos femininos, ocorridos até 42 dias após o término da gravidez, atribuídos a causas ligadas à gravidez, ao parto e ao puerpério, em relação ao total de nascidos vivos.
Como comprovar professor vacina?
Como colocar um livro para vender na Saraiva?
Como incorporar publicação do Instagram no Facebook?
Como publicar um projeto ASP NET?
Como postar um vídeo do PC para o Instagram?
Como publicar em periódicos científicos?
O que é postar nas redes sociais?
Como publicar no Stories Instagram?
Como postar uma publicação em um grupo no Facebook?
Quais são os sintomas da bronquite alérgica?
Como publicar meu livro sozinha?
Quando o ping é considerado alto?
Como funciona a assinatura do Tinder?
Quanto tempo demora para colocar um pino no dente?
Como receber pagamentos pelo Instagram?