Quem atribui efeito suspensivo a apelação?

Pergunta de Eduardo Costa em 30-05-2022
(8 votos)

932, incisos III e IV, o relator, no prazo de 5 (cinco) dias: poderá atribuir efeito suspensivo ao recurso ou deferir, em antecipação de tutela, total ou parcialmente, a pretensão recursal, comunicando ao juiz sua decisão.

Quem concede efeito suspensivo a apelação?

Diz ainda o § 3º do artigo 1.012 do Novo CPC que o pedido de concessão do efeito de suspensivo, nos casos do § 1º deste mesmo artigo, deverão ser formulado por requerimento dirigido ao Tribunal, quando ainda não distribuído o recurso, ou ao relator se o pedido for após a distribuição.


Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso de apelação?

O juízo de admissibilidade do recurso de apelação compete unicamente ao tribunal, cabendo ao magistrado de primeiro grau apenas determinar a intimação da parte apelada para contrarrazões e, em seguida, remeter os autos ao órgão ad quem , sem proceder a prévio juízo de admissibilidade.

Como se classifica a apelação quanto a devolutividade?

O efeito devolutivo da apelação é comum a todos os recursos. Dentre eles, é na apelação que vislumbramos o maior âmbito de devolutividade. Este efeito permite que seja devolvido ao tribunal ad quem o conhecimento de toda matéria impugnada, formulando-se pedido para que ela seja reexaminada.

O que é efeito devolutivo e suspensivo da apelação?

O efeito devolutivo, como o próprio nome diz, refere-se a devolução da matéria para reexame em instância superior. Já o efeito suspensivo suspende a execução da sentença até que o recurso interposto seja julgado.

Efeitos da Apelação: Efeito suspensivo


33 curiosidades que você vai gostar

O que se entende pelo efeito devolutivo?

O efeito devolutivo é o efeito que um recurso provoca, quando de sua interposição perante o órgão jurisdicional que estava cuidando da demanda, ao fazer com que a mesma matéria seja revista.

O que é um recurso com efeito devolutivo?

Via de regra, os recursos têm efeito meramente devolutivo, isto é, devolvem para o mesmo órgão judicial prolator da decisão, ou para outro órgão jurisdicional de instância superior, a matéria recursal a ser examinada.

Qual a regra geral da apelação?

A apelação, em regra, é dotada do efeito suspensivo (CPC/2015, art. 1.012), mas há casos em que não tem (CPC/2015, art. 1.012, §1º). Nessas hipóteses em que a apelação não tem efeito suspensivo automático, parece ser natural admitir que eventuais embargos de declaração opostos da sentença, também não o tenham.

Quais os casos em que a apelação tem o efeito regressivo?

485, § 7º, CPC. Quer dizer, a apelação só tem efeito regressivo quando houver previsão legal nesse sentido. Logo, o juízo sentenciante só pode se retratar de sua sentença em razão da interposição de apelação quando houver expressa previsão em lei.



Outras questões

Como pesquisar rosto na internet?

Como pendurar um quadro?

Como protocolar contrarrazões de apelação?

Como descobrir palavra-chave YouTube?

Como pingar o gateway?

Qual o sintoma de junta do cabeçote queimada?

É bom pingar dipirona no dente?

Como pingar colírio em gato bravo?

Onde é encontrado o hidrogênio no dia a dia?

Qual colírio humano para cachorro?

O que fazer quando o cachorro não deixa pingar remédio no ouvido?

Como protocolar petição no PJe trf-3?

Como protocolar uma petição no STJ?

Onde peticionar o agravo de instrumento TJSP?

De quem eu posso ver o status do WhatsApp?

Como o gameta masculino chega até o gameta feminino?

Qual é o ponto de colher uma jaca?

Como o hipotálamo controla o sistema endócrino?

Como identificar as saponinas?

Como colocar o plafon de sobrepor?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com