Logo, os cidadãos gregos valorizavam apenas as atividades intelectuais, artísticas e políticas. Os trabalhos nos campos, nas minas de minérios, nas olarias e na construção civil, por exemplo, eram executados por escravos. A mão de obra escrava também era muito utilizada no meio doméstico.
Nesse período houve grande desenvolvimento das pólis, destacando-se Atenas e Esparta. Os gregos legaram à humanidade uma série de contribuições significativas em áreas do conhecimento, como história, filosofia, literatura, teatro etc.
Metecos (em grego: Μέτοικος) eram os estrangeiros residentes nas Pólis (sing. polis) gregas de Atenas. Apesar de constituírem uma grande parcela da população, eles não tinham nenhum direito político e nem podiam se casar com os cidadãos da Grécia. ...
Os escravos eram os prisioneiros de guerra ou condenados por algum crime; um ultimo motivo para a escravização (que existiu como prática apenas até 594 a.C.) era por pagamento de dívidas; nesse caso, até mesmo um cidadão poderia virar escravo, reduzido socialmente à referida condição junto com seus filhos.
Na sociedade grega, a concepção de trabalho está ligada à atividade manual e é considerada indigna do homem livre, o qual se destinava à meditação e à fruição dos prazeres da vida. Data desta época a distinção entre o esforço mental e manual.
Nesta sociedade, os trabalhos braçais, como agricultura, criação de animais e fabricação de bens de consumo eram majoritariamente praticado por escravos. Homens e mulheres pobres também trabalhavam. A alta sociedade da época se dedicava ao estudo e à participação na vida política.
Os povos invasores foram: Aqueus: Invadiram a ilha de Creta, destruindo sua civilização e fundaram a cidade de Micenas. Jônios: Invadiram a região de Creta. Dórios: Invadiram o Peloponeso, dominaram os Aqueus que já haviam também se estabelecido e impuseram sua civilização.
Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.
Por isso, estavam excluídos da vida política as mulheres, os escravos e os estrangeiros, chamados de metecos.
Direito dos Cidadãos na Grécia Antiga 1 Liberdade de Imprensa 2 Sociedade Portuguesa de Oitocentos 3 Jugoslávia de Tito More ...
A escravidão na Grécia Antiga em nada se assemelha à escravidão moderna. Ela foi resultado do processo de início da propriedade privada e, consequentemente, da ascensão do camponês médio na sociedade grega. Esse foi um processo diretamente atrelado à criação das pólis. Podemos tomar o caso de Atenas como exemplo.
As prostitutas da Grécia Antiga podem ser enquadradas em várias categorias. Na parte inferior da escala encontravam-se as πόρναι, transl. pórnai, palavra que deriva de πέρνημι, pérnemi, "vender".
Grandes pensadores como Platão em seu livro “A República” e Aristóteles no livro “A Política”, trataram do planejamento das cidades gregas indicando que as pessoas nascidas com problemas deveriam ser eliminadas. A eliminação era por exposição, abandono ou atiradas de uma cadeia de montanhas na Grécia.
O que é o efeito obstativo de um recurso?
Como fica uma porta de correr?
Como fica a aposentadoria dos servidores públicos municipais?
Como desbloquear Jotunheim God of War?
Como parar de sentir culpa pelo fim do relacionamento?
Como deixar a foto no formato do Instagram?
Como numerar páginas já impressas?
Como fica o corpo depois da lipoaspiração?
Como contar apenas células preenchidas no Excel?
O que abre e fecha em Santos na fase vermelha?
Como levar arma pro lobby PUBG Mobile?
Como fazer ela se arrepender e correr atrás?
É preciso pagar as dívidas de quem faleceu?
Como parar de decepcionar seus pais?
Como fechar os programas abertos no computador?
Como se caracteriza um poema narrativo?
Como a ansiedade pode atrapalhar no relacionamento?
Como não deixar produtos vencerem no mercado?
Como fica a frase com as grades reforçadas a fera não pode escapar no pretérito?