As células diploides possuem dois conjuntos cromossomos, ou seja, os cromossomos estão aos pares. Os cromossomos de cada par, chamados de homólogos, apresentam a mesma forma, tamanho e os mesmos genes. A representação de células diploides é 2n. No caso das células somáticas humanas, 2n = 46.
No caso da espécie humana, n corresponde a 23 cromossomos por célula, pelo que as células somáticas possuem 2n, ou seja, 46 cromossomos.
Para determinação e visualização do cariótipo, sendo possível quantificar o número típico de cromossomos de uma espécie, é necessária a interrupção do processo de divisão celular no momento da metáfase, fase na qual os cromossomos atingem o máximo de condensação.
O pareamento dos homólogos permite que haja troca de material genético entre as cromátides de cromossomos homólogos. Também proporciona uma maior variabilidade dos gametas e a separação dos cromossomos homólogos. As células filhas não são idênticas à célula mãe porque possuirão metade do material genético desta.
Metáfase: melhor fase para o estudo do cariótipo; os cromossomos, já condensados, aparecem dispostos no equador do fuso. Essa etapa termina com a duplicação dos centrômeros.
39 curiosidades que você vai gostar
Portanto quando se considera apenas uma célula com 2n=4, são produzidos dois tipos de gametas a cada meiose. Porém, o número de células que sofrem meiose em cada organismo é muito grande, levando- nos a perceber que haverá em um indivíduo duplo heterozigoto (2n=4), quatro tipos diferentes de gametas.
Uma das células haploides são os gametas (espermatozoides e ovócitos). Os espermatozoides, assim como os óvulos, também possuem 23 tipos diferentes de cromossomos. Por isso, nos humanos, os gametas são 23n. Esse n representa o número de cromossomos diferentes.
O processo de divisão celular da meiose acontece em três etapas: Interfase: duplicação do material genético; Meiose I (etapa reducional): redução ao meio no número de cromossomos; Meiose II (etapa equacional): o número de cromossomos das células que se dividem seguem iguais nas células que se formam.
A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.
Como pegar o código do WhatsApp pela internet?
Como resgatar dinheiro da Carteira bB?
Como se coloca atenciosamente no E-mail?
Como enviar arquivo do Dropbox pelo Whatsapp?
Como usar o Evernote nos estudos?
Qual o filtro mais usado do Instagram?
Como usar o Discord no celular para conversar?
Como produzir energia limpa no The Sims 4?
Como usar o Excel de forma gratuita?
Como fazer muda de acácia mangium?
Como processar a companhia de energia?
Como descobrir valores no Excel?
Como saber se é verdadeiro o sal do Himalaia?