Para Moreira (2009), a teoria do pesquisador Vygotsky, propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
O sociointeracionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, por meio da interação deles com a realidade. Ou seja, trata da dimensão sociocultural do estudante, valorizando o contexto histórico, social e cultural em que está inserido.
A abordagem sociointeracionista de Vygotsky é um tipo de abordagem que compreende a aprendizagem como a plena interação do homem com o outro, e inclusive a mediação como interação entre o homem e o mundo, um sempre agindo sobre o outro e dessa forma, transformando-o (BANDEIRA; CORREIA, 2020).
Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky
O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).
28 curiosidades que você vai gostar
Propõe o desenvolvimento em quatro fases:Sensório motor (0 a 2 anos)Pré-operatório (2 a 6 anos)Operatório Concreto (7 a 12 anos)Operatório formal (a partir dos 12 anos)
Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, Determina a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. As funções psicológicas de uma pessoa são desenvolvidas ao longo do tempo e mediadas pelo social, através de símbolos criados pela cultura.
Entre os principais teóricos desta vertente educacional estão os psicólogos Lev Seminovitch Vygotsky e Jean Piaget.
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
Trabalhar com a língua numa perspectiva sociointeracionista é, como afirma Gonçalves (2004), uma forma mais adequada de ver a linguagem, já que possibilita ao aluno refletir sobre sua própria fala e/ou escrita e sobre outras situações com as quais interage no seu dia a dia.
A categoria de análise tem por objetivo apresentar e discutir os conceitos de Vigotski utilizados pelos autores dos textos analisados. Por razões didáticas, os conceitos foram organizados em quatro grupos: "linguagem", "pensamento e linguagem", "desenvolvimento e aprendizagem" e "concepção de homem e mundo".
Confira abaixo os principais conceitos piagetianos.Sujeito epistêmico.Esquemas de ação.Conhecimento prévio.Adaptação e equilibração.
Um exemplo de aprendizagem significativa para o ensino superior é a ferramenta dos mapas mentais. Trata-se de uma representação visual dos conceitos em forma de proposições, com a junção de termos conceituais para que se estabeleçam significados aos ouvintes.
A aprendizagem significativa é aquela em que o professor tem um papel de mediador, sempre se utilizando do conhecimento prévio do aluno para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse processo os conhecimentos já existentes adquirem novos significados o que torna a aprendizagem relevante e permanente.
A aprendizagem compreende três tipos de domínios: o domínio psicomotor, domínio cognitivo e o domínio afetivo. Os quais são seus objetivos.
Vygotsky, ao lado de seus colaboradores diretos, Luria e Leontiev, propõe um estudo sócio-genético do ser humano, assim como estabelece relações com as condições biológicas, principalmente nos aspectos neurológicos, na tentativa de evitar reducionismos e simplificações de qualquer espécie.
O método, criado pelo psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky, prioriza o desenvolvimento cognitivo do aluno por meio da interação social. Por conta disso, a corrente pedagógica também é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo PiagetEstágio sensório-motor (0 a 2 anos): ... Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ... Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ... Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ... E o desenvolvimento infantil na pandemia?
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
Como acontece o desenvolvimento infantil?Fase 1: sensório-motor.Fase 2: pré-operatório.Fase 3: operatório concreto.Fase 4: operatório formal.
A abordagem Histórico-Cultural é uma corrente nas ciências humanas, que remonta a um grupo de psicólogos russos na segunda metade da década dos anos 20 na União Soviética. Os protagonistas dessa abordagem incluem entre outros Vigotski, Luria e Leontiev e, além, deste grupo mais de 30 pesquisadores dessa época.
Portanto, mais amplo do que a cultura, o social é por ele considerado como a condição de aparecimento da cultura, além de ser também dela resultante. Para Vygotsky a cultura é toda obra essencialmente humana, tudo que não está dado pela natureza, “é a totalidade das produções humanas ”(Ibid. p. 54).
Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da língua, um construto histórico-cultural como uma interface da sociedade que dela faz uso e que com ela se desenvolve, para o trabalho com o processo Ensino-Aprendizagem da ...
O aluno aprende, e não apenas acumula dados e informações. O tempo de aprendizagem e os conhecimentos prévios de cada um são respeitados. O aprendizado é significativo, pois se relaciona com a realidade. Alunos aprendem por meio de brincadeiras e experiências.
Temas para pregação expositiva?
Qual palavra substitui favorecer?
Qual o significado da palavra considera?
Quando incide a correção monetária?
O que significa presença de DNA HPV de alto risco?
Qual é a cor que representa a psicologia?
Qual o intervalo da vacina coronavírus?
Quais são as responsabilidades do cedente?
Qual o objetivo do software aplicativo?
O que significa o símbolo chapéu no Excel?
Quando a cachorra tá no cio pode tomar vacina?
Como recuperar arquivos do Samsung Cloud?
Quais modalidades de licitação deixaram de existir?
Qual foi a provável origem do poder de Axum?