Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.
2:21-22). Depois de aproximadamente 40 anos, Deus falou a Moisés de uma sarça que ardia, mas não se consumia. Deus mandou Moisés de volta para o Egito, para resgatar os hebreus da escravidão, para a terra prometida a Abraão.
No relato bíblico, Deus só convoca Moisés para tirar os escravos do Egito quando o nosso herói já está com 80 anos nas costas.
Êxodo 24:12, 18—Moisés fica no Monte Sinai por quarenta dias. Êxodo 31:18—O Senhor escreve nas tábuas com Seu dedo. Êxodo 32:1–24, 30–32—Arão faz um bezerro de ouro.
Durante 40 anos, vagaram pelo deserto, até que morresse toda a geração escrava, para que só os nascidos na liberdade pudessem entrar na Terra Prometida.
35 curiosidades que você vai gostar
A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.
Era para serem 11 dias, mas foram 40 anos, porque apesar de tudo o que Deus mostrou ao vivo para eles, o povo não queria nada com nada- em relação a servir a Deus -, mas ao mesmo tempo queria tudo do bom e do melhor de Deus. Por fim Deus cumpriu seu propósito de entregar a terra prometida ao seu povo.
Êxodo 19 contém o relato de três ocasiões em que Moisés subiu ao monte Sinai e de lá desceu. Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo.
(1981: 315, 317). São exatamente 50 dias entre uma data e outra, o que implica que o recebimento dos 10 mandamentos no Monte Sinai ocorreu no 50º dia após a saída do Egito. Esta contagem dos dias e semanas aparece também em Lv 23: 15-16. As abreviações dos livros Bíblicos seguem o padrão da Bíblia de Jerusalém.
Aos pés do Monte Sinai, Moisés recebeu os Dez Mandamentos - inscritos em duas tábuas, as “Tábuas da Lei” -, das mãos de Deus, selando assim uma Aliança entre Javé e Israel.
O judaísmo rabínico calculou o período de vida de Moisés correspondente a 1391–1271 AEC; Jerônimo sugeriu 1592 AEC, e James Ussher sugeriu 1571 AEC como seu ano de nascimento.
Por mais que Moisés fora um homem escolhido por Deus para libertar o povo de Israel, inclusive, sendo um homem destacado e de uma comunhão muito estreita com Deus. ... Deus perdoou o pecado do povo e também o pecado de Moisés, mas a conseqüência do seu pecado, ele teve que assumir, pois, ele não entrou na terra de Canaã.
Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.
Capítulo 22: Quarenta Anos no Deserto.
Midiã é o nome de um território antigo que se estendia ao longo da margem oriental do golfo de Aqaba(VIDE). Atualmente esta região se encontra no noroeste da Arábia Saudita. Alguns historiadores afirmam que Midiã se encontrava dentro da Península do Sinai(VIDE). Mapas bíblicos antigos mostram Midiã em ambos os locais.
Deuteronômio 8. O Senhor pôs os filhos de Israel à prova no deserto por quarenta anos — O fato de terem comido maná lhes ensinou que o homem vive pela palavra de Deus — Suas vestes não envelheceram — O Senhor os castigou — Se eles servirem outros deuses, perecerão.
Gênesis 12:5 sugere que a família prosperou ali. Um tempo depois que eles chegaram, Deus chamou Abrão para prosseguir com sua família para Canaã, distante cerca de 859 km de onde estavam.
Durou três dias. Não se viam uns aos outros, e ninguém se levantou de seu lugar por três dias. Mas para os filhos de Israel havia luz nas suas habitações.
A forma mais rápida de ir de Egito para Canaã é de voo e linha 15 ônibus que custa $150 - $330 e dura 6h 32m. Qual a distância entre Egito e Canaã? A distancia entre Egito e Canaã é 847 km.
Assim fez Moisés. Moisés, no momento combinado, subiu ao cume do outeiro junto com Arão e Hur. E consta que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia e quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia na batalha.
Moisés era o único que poderia subir ao monte; os demais não poderiam subir, nem mesmo tocar nas extremidades do monte. Por isso a expressão Mais perto do monte, mais perto da face. Aquele que subisse ou até mesmo tocasse nas extremidades do monte, com a exceção de Moisés, seria morto (Êxodo 19.21).
A sarsa ardente está citada na bíblia, no livro de Êxodo, velho testamento, como o meio em que Deus se manifestou a Moisés, para chamá-lo. Uma espécie de fogo santo junto a uma sarsa que não se queimava, na qual apareceu o anjo do Senhor.
Segundo o relato bíblico Deus castigou a rebeldia do povo e determinou que, dos israelitas de vinte anos para cima, somente Calebe e Josué teriam permissão de entrar na terra prometida. ... Foi um dos homens de grande fé do Antigo Testamento (Torá), pois acreditou na promessa de Deus para sua vida.
O Livro dos Números narra um momento muito delicado da caminhada do povo de Deus no deserto; do povo que saiu da escravidão do Egito, rumo à terra prometida, mas, no meio da caminhada o povo sente o cansaço, a dor e por causa disso começam a reclamar, murmurar; começam a maldizer e atacar a Moisés e a Deus.
Antes de chegarmos ao Jardim, passamos pelo deserto, mas não é a vontade do Senhor que vivamos nele. A geração de Israel que saiu do Egito, com exceção de Josué e Calebe, morreu e foi sepultada no deserto, porque não creu em Deus.
Como usar o gelo reutilizável?
Como funciona a família feliz da Amakha Paris?
Como usar o formulário Google?
Como configurar roteador Tp-link modelo Archer C5?
Como usar a Bolsa Térmica Gel?
Quais produtos usar para limpeza de piscina?
Como usar o gel no cabelo cacheado?
Como se joga no Banco Imobiliário?