A conjuntivite dura, em média, até 15 dias e é caracterizada por dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos.
Como o próprio nome já sugere, a conjuntivite alérgica é causada pelo contato de agentes alergênicos com o olho, sendo os mais comuns a poeira, os ácaros e o pólen. Determinados medicamentos, alimentos e produtos de beleza também podem desencadear a doença, embora sejam agentes menos comuns.
Conjuntivite é quase um sinônimo de afastamento de 7 dias, mas esse não é um número exato. De acordo com os especialistas, a necessidade de repouso varia de acordo com o caso. “Em casos mais graves é preciso um afastamento de até 15 dias”, explica Sibinelli.
Alergia x Conjuntivite
Tecnicamente alergia é uma forma de conjuntivite, quando ela é alérgica o olho piora muito rápido, coça bastante, a conjuntiva incha e tem muito lacrimejamento. Já a conjuntivite costuma ser mais lenta, 2 a 5 dias, também incham e podem ter lacrimejamento e secreções.
Em média, esse tempo vai do primeiro até o quarto dia de contato com outra pessoa com conjuntivite. A partir do quinto dia os sintomas surgem e podem ficar ativos até quinze dias depois. Durante todo esse tempo os cuidados com higiene e contato devem ser criteriosos.
17 curiosidades que você vai gostar
A transmissão da conjuntivite se dá por meio do contato direto com o doente ou, indiretamente, pelo contato com objetos contaminados pelo agente infeccioso. O caminho é bastante simples. A secreção decorrente do processo inflamatório nos olhos serve de veículo para transmissão do micróbio.
Se você é uma pessoa predisposta à alergias e tem rinite ou sinusite, por exemplo, seu organismo é mais sensível ao ácaro e ao pólen, o que pode facilitar o aparecimento da conjuntivite alérgica. Essa forma da doença não é contagiosa e os sintomas mais comuns são olhos vermelhos e coceira ocular.
Embora ambas apresentem vermelhidão e sensação de coceira nos olhos, outros sintomas são diferentes. No caso da infecciosa, é comum que haja uma secreção branca ou amarelada causada por uma ação bacteriana. Já no caso da alérgica, o máximo que há é uma secreção clara, consistente e em pouca quantidade.
Como identificar a conjuntivite viralCoceira;Sensação de areia nos olhos;Dor ao olhar para a luz;Visão borrada;Pálpebras inchadas;Olhos lacrimejantes.
Quanto paga o dependente do Gympass?
Qual o remédio para piolho em caprinos?
Quem tem direito a home care Sulamérica?
Quais são os principais ambientes responsáveis para a construção de uma personalidade?
Como eliminar pulgão do pé de limão?
Como fritar salgado congelado na fritadeira elétrica?
Como montar uma máscara de venture?
O que fazer para ter ânimo pra arrumar a casa?
Como saber qual é meu biotipos?
Como funciona a lanceta Accu-chek?
Como preparar a fécula de mandioca para tapioca?
Qual tipo de alergia incha os olhos?
Como utilizar glicerina no rosto?
Como curar inflamação no púbis?
Como usar a Lidocaína na pele?