A única diferença é que o gráfico em coluna necessariamente tem que ser vertical, ou seja, construído de baixo para cima, a partir do eixo X (o horizontal), e aferido pelo eixo Y (vertical), enquanto o de barra tanto pode ser vertical quanto horizontal (ou seja, paralelo ao eixo X, que passa a ser o referencial).
Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede. Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporções.
Um gráfico de colunas é criado exibindo um campo de string no eixo x e um campo de contagem, campo numérico ou taxa/proporção no eixo y. O comprimento de cada coluna representa o valor de cada categoria.
Os gráficos de pontos são úteis para mostrar os dados quantitativos de uma forma organizada. Os gráficos de pontos utilizam diversos pontos para organizar os dados no eixo ordinal. Um gráfico de pontos assemelha-se ao gráfico de linhas, sem as linhas. Somente os pontos de dados são exibidos.
O gráfico de setores é uma importante ferramenta usada para a análise de dados obtidos, por exemplo, em uma pesquisa. Esse gráfico consiste em representar informações na forma de setor circular. Para tanto, basta considerar que 100% dos dados equivalem a um setor circular de 360°.
36 curiosidades que você vai gostar
Principais tipos de gráficos para a educação básicaGráficos de colunas. O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal (lembra do Plano Cartesiano? ... Gráfico de barras. ... Gráfico de setor (ou circulares) ... Gráfico de linha.
Selecionando o tipo de gráfico correto
Gráficos de linhas, barras e colunas representam mudanças ao longo do tempo. Pirâmides e gráficos de pizza exibem partes de um todo. Enquanto gráficos de dispersão e mapas de árvores são úteis se você tiver muitos dados para visualizar.
ASSISTA: Como escolher o gráfico certo para seus dados.Use um gráfico de barras ou colunas para comparar valores independentes.Use um gráfico de bolhas para comparar valores independentes com valores atípicos claros.Use um gráfico de setores para comparar partes de um todo (composição)
Gráficos de linhas
Sendo assim, são ideais para mostrar tendência ou evolução de dados em séries históricas. Se o gráfico possuir apenas uma série de dados, o gráfico de dispersão se apresenta como uma opção melhor, pois os gráficos de linhas são melhores de serem usados quando há mais de uma série.
Como transformar MEI em Eireli passo a passo?
Como cuidar do cabelo Crespíssimo?
Qual o sintoma de bursite no quadril?
O que é aneurisma da artéria esplênica?
Quais as causas da bronquiolite?
Como transformar a frase negativa?
O que fazer quando cabelo está muito fino?
O que causa bursite Olecraniana?
O que é bom para amigdalite aguda?
O que passar no rosto do recém nascido?
O que fazer quando o gato tem bronquite?
Quando se preocupar com atraso na fala?
O que fazer para ter mais visibilidade no Instagram?
Como conseguir milhas no cartão de crédito Mastercard?
Como ganhar massa muscular rápido com suplementos?
Como ganhar seguidor no TikTok de graça?
Como ganhar flexibilidade nas pernas rápido?