5 a 6 horas: Essa é a metade da vida da cafeína, o que significa que leva de cinco a seis horas para o corpo reduzir o conteúdo dela na corrente sanguínea em 50%.
"Todas as bebidas energéticas contém princípios ativos excitatórios para o sistema nervoso central (taurina, cafeína, açúcar). Tudo o que tem esse potencial pode provocar depressão e ansiedade, aumento de pressão, de percepção de esforço, fadiga, diminuição de sono, além de compulsão e fome excessiva.
Entre os itens que podem prejudicar seu sono, fique longe de chocolate, pimenta e gengibre. Já para acalmar e auxiliar na hora de dormir, você pode tomar chás de camomila, erva-cidreira, maracujá, erva-doce e valeriana.
É recomendado evitar o consumo em excesso dos energéticos. Todos esses efeitos como ansiedade, taquicardia, zumbidos e aumentar o estado de vigília, podem comprometer o sono. A bebida aumenta o número de despertares à noite e deve ser evitada algumas horas antes de dormir.
No entanto, seu pico de ação acontece entre 30 e 60 minutos após o consumo, dependendo do metabolismo de cada pessoa e da forma em que foi ingerida (cápsula, líquido etc.). A substância permanece no corpo de três a seis horas, até ela ser metabolizada pelo fígado e excretada na urina.
A concentração de cafeína nos energéticos equivale a três xícaras de café. É uma alta dosagem que pode afetar seu sistema nervoso central, causando desidratação e perda de nutrientes que possuem efeito calmante. Com isso você pode apresentar ansiedade, agitação, distúrbios do sono e outros efeitos nocivos à saúde.
Consumir muita cafeína pode levar à intoxicação aguda pela substância. Isso gera vômitos, aumento da pressão arterial, convulsões, aumento do batimento cardíaco e até mesmo morte.
Entenda como o produto atua no seu corpo: O energético começa a fazer efeito na língua. O paladar está conectado aos músculos por meio de vias neurais e, mal o líquido encosta na boca, ativa áreas do cérebro que mandam um recado para a gente continuar na labuta.
Geralmente associada a festas, noitadas e a mistura com bebidas alcoólicas, os energéticos são bebidas à base de cafeína e outras substâncias estimulantes, como a taurina e a glucoronolactona, que potencializam a resposta do cérebro aos estímulos, deixando o corpo mais ativo ou acelerado.
No organismo, quando o energético é ingerido, ele aumenta a capacidade de manter a atenção e a concentração e, por causa disso, pode ser encontrado e vários suplementos esportivos. E então, você sabia que tinha tanta coisa no energético que você tanto ama?
"No entanto, a ação dos energéticos tem efeito rebote para o organismo, deixando você ainda mais cansado e sentindo os efeitos do estresse muscular", explica.
Como funciona o processo de capilaridade?
Como usar a Calêndula na pele?
Como cuidar da foliculite no cabelo?
Como é a crise de anemia falciforme?
Como abrir objeto 3D no Photoshop?
O que causa coccidiose em aves?
Como tratar cicatriz de queimadura de segundo grau?
Como devo tomar a medicação Betina?
Como tomar o soro Hidralyte adulto?
O que dar para soltar o intestino do gato?
Como usar o ômega 3 para emagrecer?
Como instalar Windows 10 no modo de segurança?
Como usar topiramato para enxaqueca?