O empregador tem até 10 dias para fornecer a Chave após a demissão para que o empregado possa sacar o FGTS.
No caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador deve ir até o banco com a carteira de trabalho com o respectivo registro da baixa do contrato. O saque pode ser feito em até cinco dias úteis após o empregador comunicar a rescisão do contrato à Caixa.
Disponível para Android e iOS, o aplicativo FGTS permite que o trabalhador solicite a transferência do saque-rescisão para uma conta de sua titularidade. Para isso, basta acessar o aplicativo e consultar os valores já liberados, em seguida, solicite o saque e indique uma conta para depósito do valor.
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
Para realizar o saque do FGTS em caso de demissão sem justa causa o trabalhador deverá comparecer a uma agência da Caixa e apresentar os seguintes documentos:Documento de identificação com foto;Carteira de trabalho;Número de inscrição no PIS/PASEP (Cartão cidadão);Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT).
26 curiosidades que você vai gostar
Para desbloquear o saldo do FGTS novamente após optar pelo saque-aniversário, o trabalhador precisa voltar para a modalidade saque-rescisão. Ou seja, aquele em que ele recebe o fundo ao ser demitido sem justa causa. Porém ele deve aguardar dois anos, contados a partir da data de adesão ao saque-aniversário.
“O valor da multa vai ser depositado na mesma conta do FGTS normal. O próprio empregador vai entregar uma guia que ele vai direto na Caixa. O empregado pode acessar o site da Caixa e acompanhar os recolhimentos do fundo de garantia para ver se tá sendo recolhido direitinho”, explica Karolen.
Para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, o valor estará disponível para saque até o prazo final. Caso não retirarem, ele retorna automaticamente para a conta, sem prejuízo da rentabilidade no período.
Se o trabalhador não pegar o dinheiro até essa data, o recurso volta automaticamente para a conta do próprio trabalhador no fundo de garantia.
Como peticionar na turma recursal JEF?
Como peticionar em sigilo no E-saj?
Como protocolar no Juizado Especial Cível?
Como emitir IPVA na dívida ativa?
Como pesquisar palavra em arquivo Word?
Como peticionar em processo PJe?
Como personalizar o media player Windows 7?
Como imprimir apenas algumas páginas de um arquivo PDF?
Como mudar o layout do menu do Moto G?
Como customizar caderno inteligente?
Como mudar o perfil na Loritta?
Como lavar cortina na máquina lava e seca?
Como personalizar a página do E-mail?
Como colocar Som de notificacao personalizado?
O que precisa para fazer empréstimo consignado no Banco do Brasil?