O gato, também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.
Mas, em linhas gerais, o peso normal de um gato adulto, sem raça definida, fica entre 3 e 4 quilogramas para fêmeas, e 4 e 5 quilogramas para machos.
Saiba como verificar o peso do seu gatoSe você sentir as costelas, mas elas não forem proeminentes, seu gato está com peso ideal.Se você consegue sentir as costelas, mas não contá-las, seu gato está com sobrepeso.Se você não consegue sentir as costelas, seu gato está com sobrepeso.
Quando passa a ser obesidade
Um gato é considerado gordo quando o excesso de gordura corporal ultrapassa 10% do seu peso total e obeso quando esse número chega em 20%. Pela balança, o peso normal de uma gata fêmea é de 3 a 4 kg e, nos machos, 4 a 5 kg. Um valor acima dessa média já pode ser preocupante.
“No geral consideramos, em média, o peso de 4 kg como ideal, mas esse peso seria excessivo para um gato pequeno e baixo para um Maine Coon, por exemplo. O que usamos para avaliação principalmente é o escore corporal, que deve ser de 5 em uma escala que vai de 1 até 9.
25 curiosidades que você vai gostar
A perda de peso não é um distúrbio em si, mas pode ser um indicador de outra doença da qual nosso animal está sofrendo. De toda forma, o gato pode estar perdendo peso não apenas devido a uma doença, isso também pode acontecer devido a um estresse psicológico ou mudanças em sua alimentação.
Atualmente, a expectativa média de vida de um gato doméstico é de 15 anos.
Por conta da redução da atividade física e da queda no metabolismo, os gatos mais velhos tendem a acumular gordura corporal. Diante disso, é importante que as precauções com a saúde sejam redobradas. As avaliações com o médico-veterinário devem ser frequentes durante essa fase da vida do bichinho.
Para um gato obeso, a dieta tem que ser mais controlada. As rações já são próprias para isso, mas é necessário controlar as porções: ele tem que comer pouco e várias vezes ao dia. Ela tem que ser menos calórica e ter mais vitaminas. As dietas úmidas – como no caso do sachê – tem menos nutrientes e mais água.
Para descobrir a obesidade em gatos, apalpar as costelas e facilmente encontrá-las é um bom e simples modo de saber se o gato está acima do peso ideal. Tem que sentir e localizar as costelas e coluna sem maiores problemas, só com uma camada de massa por cima. O peso dos bichanos varia, em média, entre 3 e 5 quilos.
De 1 a 3 – abaixo do peso: apresenta vértebras, costelas e ossos do quadris visíveis. De 4 a 6 – peso ideal: os ossos podem ser sentidos ao tocar, mas não estão perceptivos. De 7 a 9 – sobrepeso: capa de gordura sobre toda a caixa toráxica e região lombar; as costelas são pouco visíveis e sentidas.
Como fazer para alimentar um gato e ajudá-lo a ganhar pesoDividir a porção diária em refeições menores que você coloca regularmente.Esquentar a comida para liberar os aromas e abrir o apetite.Evitar assistir ao gato comendo, pois ele pode achar isso estressante.
Gato Magro (1-4)
Têm uma camada mínima de gordura e o abdominal pronunciado. As costelas são facilmente palpáveis, os ossos pélvicos e cintura são visíveis. O gato tem uma camada mínima de gordura à volta do corpor e na barriga. Costelas podem ser sentidas com uma camada mínima de gordura e a cintura é perceptível.
Tamanho. Até os gatos terem cerca de 4 a 6 meses de idade, uma boa regra é que eles ganham meio quilo a cada mês. Então, um filhote de 1kg tem aproximadamente 2 meses, um gatinho de 2 kg tem 4 meses e assim por diante até cerca dos 6 meses de idade.
Faça-o subir em um móvel ou caminhar até o outro extremo da casa para buscar alimento. Estimule um exercício físico compatível com sua idade e tamanho. Brincar com bolinhas e gatos de pelúcia pode ajudar a estimular o movimento. Substituir uma de suas refeições por legumes verdes frescos também ajuda a emagrecer.
Oferecer ao seu pet uma alimentação adequada, na quantidade certa, é extremamente importante. Isso vai garantir o balanço ideal de calorias e nutrientes para o seu gato — e disso a Royal Canin entende muito bem. Alguns alimentos ou petiscos extras podem colaborar no ganho de peso do seu pet.
Dê pequenas porções de comida várias vezes ao dia. Divida o volume de comida ou as calorias totais em 5 ou 6 refeições. Ofereça água fresca sempre que o gato pedir comida fora das horas certas de suas refeições. Caso tenha mais de um gato em casa e apenas um precise emagrecer, alimente-os separadamente.
Em muitas culturas, os gatos são animais sagrados e cultuados, considerados ótimos talismãs para proteger a casa e atrair boa sorte e fartura. Os gatos são vistos como animais místicos e atraem muitos mitos, alguns bons e outros nem tanto, devido ao comportamento peculiar próprio dos felinos.
Quanto tempo vive um gato castrado? A expectativa de vida dos felinos é de 14 a 20 anos. Existem inúmeros fatores que interferem em quantos anos vive um gato. A castração é um deles, pois previne o pet de contrair alguns tipos de doenças.
Cães de pequeno porte (até 10 kg) – entre 9 e 13 anos; Cães de médio porte (de 11 kg a 25 kg) – entre 9 a 11,5 anos; Cães de porte grande (26 kg a 45 kg) – entre 8 a 10,5 anos; Cães de porte gigante (acima de 45 kg) – entre 7,5 a 10 anos.
Para saber exatamente quanto tempo, procure na barriguinha dele pelo coto umbilical, que é o que sobra do cordão umbilical que é cortado pela mãe quando o pequeno nasce. Se ainda estiver na barriguinha, quer dizer que o filhote tem até três dias de vida, pois depois deste período, o coto umbilical cai naturalmente.
Distúrbios gastrointestinais (GI) em gatos
Os distúrbios gastrointestinais podem incluir doença inflamatória intestinal (IBD), desequilíbrios da microbiota, alergias alimentares ou problemas de absorção do intestino delgado. Você também pode notar que o pelo e a pele do seu gato são de qualidade pior que o normal.
“Meu gato é castrado e não engorda. ... Mas se seu amigo apresentar perda de peso após a castração, é indicado buscar um veterinário. Algumas doenças podem causar apatia e falta de apetite — sintomas que levam ao emagrecimento excessivo. O especialista poderá monitorar a saúde do pet e detectar possíveis doenças.
Apatia: um sintoma para muitas doenças
O Dr. Bruno explica que quadros infecciosos, viroses, depressão e até velhice podem deixar os bichanos desanimados. No entanto, isso não significa que esse sinal deve ser ignorado, pois a falta de interesse por brincadeiras ou carícias sempre é um sinal de alerta.
Qual laranja é mais doce pera?
Quais foram as ideias positivistas de Auguste Comte?
O que fazer quando se tem uma sogra ruim?
Qual essência usar no banheiro?
Quanto tempo dura o efeito do botox?
Como evitar infecção cruzada em odontologia?
O que é contratação direta por dispensa de licitação?
Quantos domingos seguidos posso trabalhar 2021?
Qual foi a maior invenção do século 21?
Quais são os 5 países mais pobres do mundo?