É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.
06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.
Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.
A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.
A preposição “a” antes da palavra casa (no sentido de lar) só recebe o acento grave quando vier acompanhada de um modificador, caso contrário não ocorre a crase. Se você quer dizer que voltará para a SUA casa, o correto é não utilizar crase.
37 curiosidades que você vai gostar
Vou à ou a casa? O certo é: “Vou a casa.” A sua própria casa não “merece” artigo definido.
Na construção Vou a casa, o a é apenas a preposição exigida pelo verbo ir: quem vai VAI A algum lugar. O a antes de casa ganha o acento grave se casa vier acompanhada de um modificador (de um termo que acrescenta uma noção específica a essa palavra). Exemplos: Vou à casa de Ubatuba.
Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.
“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. ... Nos demais casos, “as vezes”, sem crase, é sinônimo de “as ocasiões”, “os momentos”.
Qual a diferença entre responsabilidade objetiva e culpa presumida?
Como o Minotauro foi derrotado?
Quais são os principais responsáveis pela degradação do solo?
Qual a relação entre liderança e empreendedorismo?
O que significa a expressão Estado de Direito?
O que fazer quando o coelho está doente?
O que usar no lugar do coalho?
O que fazer quando o dedo está infeccionado?
Quanto tempo posso usar o FGTS para amortização?
Quantos inscritos precisa para ganhar a primeira placa do YouTube?
Porque cachorro late para trovão?
Quanto tempo depois de uma cirurgia pode tomar água?
O que é conhecido como o cérebro do computador?
O que faz um atendente de reservas?
Qual cerveja zero tem menos calorias?
Quantos pontos são necessários para passar em Psicologia no Enem?