Entre as 64 vítimas, 38 ficaram vivos após os incidentes e 26 morreram - sendo 22 banhistas e quatro surfistas. A maioria das ocorrências foi notificada no Recife, 27 no total, a última em 22 de julho de 2013, na praia de Boa Viagem.
O aumento de incidentes e do aparecimento de tubarões assustam, mas as mortes causadas pelo animal são muito raras no Brasil. Nos últimos dez anos, cinco pessoas morreram por mordida de tubarão nas praias brasileiras – uma morte a cada dois anos, em média.
Em quase 30 anos de contagem oficial, são 64 incidentes com tubarão na área continental pernambucana, além de quatro casos em Fernando de Noronha. A área da Igrejinha de Piedade conta, sozinha, 14 episódios. Os últimos quatro, de 2018 a 2021, ocorreram nesse pedaço de mar. Sete pessoas morreram após o ataque ali.
Em todo País, a Praia de Boa Viagem, no Recife, é atrelada aos ataques de tubarão já registrados; sozinha, concentra 24 dos 70 incidentes que ocorreram em Pernambuco desde 1992.
O biólogo Jocelmo explica que o estado de Pernambuco oferece muitos atrativos para os tubarões, como grande número de estuários marinhos, canais profundos próximos da costa, águas mais turvas, maior número de banhistas expostos e grandes regiões portuárias.
44 curiosidades que você vai gostar
De forma geral, o pesquisador aponta que os tubarões atacam por confundir o humano com algum peixe ou presa durante a caça; por ter o território invadido, principalmente em dias de praias mais cheias; e por defesa, em casos em que é atingido por alguém enquanto nada.
Os tubarões flamengo, sucuri e lixa foram as espécies mais abundantes, tendo sido registrado também a ocorrência do tubarão tigre e do tubarão cabeça chata, espécies reconhecidamente agressivas e envolvidas no recente surto de ataques verificado nas praias da Região Metropolitana do Recife.
Uma das praias mais perigosas do mundo, Boa Viagem reúne condições ideais à presença do tubarão mais agressivo do planeta, o tubarão-touro (bull shark). Ser vivo com o maior índice de testosterona da Terra, o tubarão-touro tem preferência por áreas de estuários com águas quentes, caso do Recife.
Por causa do risco de ataques de tubarão, entre as praias do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, e de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, há quase oito quilômetros de orla onde não é permitido tomar banho de mar, pescar, acampar ou fazer piquenique. Há placas de alerta, mas muitas estão desgastadas.
Como ver o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital?
Qual é o descendente de Áries?
Como descobrir o número do CAR de uma propriedade?
Qual o código de enquadramento do IPI 53?
Como faço para ver o saldo do meu benefício?
Como calcular o produto escalar de um vetor?
O que é o código de operador do Itaú?
Como saber o número de elétrons de Valencia de um elemento?
Como transformar um double em String?
Como converter um vídeo para 16 9?
Como transformar o texto em caixa alta?
Por que os índios usam para caçar e pescar?
O que é Camada de Ozônio e como ela é formada?