Nela, estão representadas 29 figuras humanas, entre bandeirantes, índios, mamelucos e negros. Não é a primeira vez que o icônico monumento é alvo de intervenções.
O Monumento às Bandeiras representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço), puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais.
Victor Brecheret trouxe à vida um grupo anônimo de 32 figuras (homens, mulheres e crianças), representando algumas etnias, como os portugueses (barbados) e os índios (com cruzes no pescoço). Ainda aparecem negros e mamelucos (pessoas com ascendência indígena e branca).
Na escultura, as figuras puxam uma canoa do tipo utilizada nas expedições de exploração. A imagem, com homens ao lado da canoa, mas com apenas um realmente fazendo força (o último), gerou um apelido para a obra de arte; ela é popularmente chamada de Empurra-Empura ou Deixa-Que-Eu-Empurro.
Uma nova proposta do Monumento às Bandeiras foi apresentada ao Governo do Estado em 1936. O artista compôs um grupo escultórico formando um bloco compacto esculpido em granito.
28 curiosidades que você vai gostar
O Monumento às Bandeiras é uma obra em homenagem aos Bandeirantes, que exploraram os sertões durante os séculos XVII e XVIII. Foi inaugurada no ano de 1953, fazendo parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.
Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.
As expedições bandeirantes foram responsáveis pela descoberta de metais preciosos na região de Minas. Três tipos de bandeiras: de prospecção, de aprisionamento e de contrato.
Na escultura os dois líderes a cavalo traduzem a essência do comando: lado a lado, um olha prá frente o objetivo de sua busca, enquanto o outro olha pra trás e mostra preocupação e cuidado com seus homens. De faces ossudas, e pés descalços, cada homem representa a contribuição de uma raça.
Como funciona a proteção ao nome empresarial?
Estou cheio de carocinhos no braço?
Como a mente adquire o conhecimento Segundo Descartes?
Como tirar o dosador da garrafa de Johnnie Walker?
Como tirar espinho de porco-espinho em cães?
Como acontece a obsessão espiritual?
Quais as principais ações a serem desenvolvidas pelo assistente social no hospital?
Como tirar foto de casal Selfie?
Quando se deve suspeitar de toxoplasmose nos animais?
Como ocorre o controle sobre os atos da administração indireta?
Como tirar fotos criativas de objetos?
Como se referir a banca do TCC?
Como calcular as fórmulas do Excel?
O que é o conhecimento para Hegel?
Como retirar líquido com mangueira?
O que é a revogação de uma lei?
Como tirar certidão de prontuário?
Quais as características da sociedade em conta de participação?