Nela, estão representadas 29 figuras humanas, entre bandeirantes, índios, mamelucos e negros. Não é a primeira vez que o icônico monumento é alvo de intervenções.
O Monumento às Bandeiras representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço), puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais.
Victor Brecheret trouxe à vida um grupo anônimo de 32 figuras (homens, mulheres e crianças), representando algumas etnias, como os portugueses (barbados) e os índios (com cruzes no pescoço). Ainda aparecem negros e mamelucos (pessoas com ascendência indígena e branca).
Na escultura, as figuras puxam uma canoa do tipo utilizada nas expedições de exploração. A imagem, com homens ao lado da canoa, mas com apenas um realmente fazendo força (o último), gerou um apelido para a obra de arte; ela é popularmente chamada de Empurra-Empura ou Deixa-Que-Eu-Empurro.
Uma nova proposta do Monumento às Bandeiras foi apresentada ao Governo do Estado em 1936. O artista compôs um grupo escultórico formando um bloco compacto esculpido em granito.
28 curiosidades que você vai gostar
O Monumento às Bandeiras é uma obra em homenagem aos Bandeirantes, que exploraram os sertões durante os séculos XVII e XVIII. Foi inaugurada no ano de 1953, fazendo parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.
Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.
As expedições bandeirantes foram responsáveis pela descoberta de metais preciosos na região de Minas. Três tipos de bandeiras: de prospecção, de aprisionamento e de contrato.
Na escultura os dois líderes a cavalo traduzem a essência do comando: lado a lado, um olha prá frente o objetivo de sua busca, enquanto o outro olha pra trás e mostra preocupação e cuidado com seus homens. De faces ossudas, e pés descalços, cada homem representa a contribuição de uma raça.
Como sair de um jogo no celular?
O que fazer para panela de ferro não grudar?
Como salvar imagem em formato GIF?
É possível ficar viciado em estudar?
Para que serve o permetrina 1%?
Como se comporta uma pessoa irônica?
Como aplicar as escalas pentatônicas?
Como copiar um texto de um site que não permite?
Tem como salvar Live no Instagram?
Como tomar pata de vaca para diabetes?
Como inserir marca d'água em imagem?
O que fazer para ser uma pessoa amorosa?
Como interpretar uma pirâmide alimentar?
Como Salvar imagem no Photoshop em alta qualidade?
Como fazer uma lista de reprodução no YouTube no celular?
Como salvar vídeos do Kwai na galeria?