O Brasil se encontra na segunda posição global dentre os países que mais gastam tempo na Internet. Em média, os brasileiros passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer.
Pesquisa PoderData realizada de 11 a 13 de outubro mostra que 45% dos brasileiros ficam mais de uma hora por dia nas redes sociais. O número é a soma dos que ficam de 1 a 3 horas (22%) com os que ficam de 3 a 5 horas (16%) e mais de 5 horas (7%).
O Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo na internet por dia, cerca de 10 horas, e o terceiro no ranking do maior número de horas por dia nas redes sociais, com 3 horas e 42 minutos, perdendo apenas para as Filipinas e a Colômbia.
Em média, o brasileiro usa seu celular por volta de 5.4 horas todos os dias, isso em 2021, e a título de comparação, o uso diário de smartphones pelos brasileiros no ano passado era de 4.8 horas.
O Brasil também ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que passam mais tempo na social media, com uma média diária de 3 horas e 31 minutos, atrás apenas de Filipinas (3h53) e Colômbia (3h45). Nesse quesito, a média mundial é de 2 horas e 24 minutos de uso por dia.
43 curiosidades que você vai gostar
O número mais recente – do começo de 2021 – indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais.
Social Media
Atualmente, o usuário típico passa uma média de 2 horas e 25 minutos navegando em suas redes. Assim como no item anterior, o tempo de permanência nas redes sociais também varia de país para país.
Em média, os brasileiros passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer. Deste total, 4 horas e 51 minutos o acesso é via computador e 5 horas e 17 minutos via smartphone. A tendência mostra um forte crescimento do uso de Internet via smartphones.
Os brasileiros estão entre os que mais passam tempo de tela do celular, mostra resultado de uma pesquisa da Kantar — companhia líder em dados, insights e consultoria — com uma média de 4,2 horas diárias.
A média de uso dos apps pelos brasileiros é de 5.4 horas por dia, de acordo com os dados. O País é seguido pela Indonésia, com 5.3 horas, e Índia, com 4.9 horas.
No ano de 2020, cada brasileiro que possui smartphone passou, em média, 4,8 horas por dia utilizando o seu aparelho, informa o novo relatório anual da App Annie. Trata-se de um aumento de 1 hora em relação à média verificada no País em 2019, que era de 3,8 horas por dia.
Cada vez mais conectados à Internet
Ao considerar o tempo conectado à internet (tanto para trabalho e lazer) e os diferentes dispositivos (computador e smartphones), a Filipinas é o país onde os usuários mais permanecem conectados à internet, com 10 horas e 56 minutos no total.
Mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo, o que representa 53,6% da população mundial. No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, e a taxa de usuários pelo total de habitantes é de 70,3%, um dos maiores dentre todos os países.
Quanto tempo gastam? "O tempo médio despendido pelos jovens nas redes sociais (135 minutos) já se aproxima do dobro do registado pelos utilizadores com mais de 45 anos (75 minutos).
O Brasil tem cerca de 99 milhões de usuários ativos no Instagram.
Pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários - um aumento de 7% em relação a 2019. Com isso, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa.
De acordo com o relatório Digital 2021, existem cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil. Os dados foram realizados a partir de uma pesquisa de janeiro deste ano e revelam que 70,3% da população brasileira utiliza alguma rede social no seu dia a dia.
1. Facebook - 2,27 bilhões
O Facebook é o grande rei das redes sociais, com mais de 2 bilhões de utilizadores ativos. Isso significa que cerca de 1 em cada 4 pessoas no mundo tem conta ativa na rede social!
No topo da lista deste estudo (que contou com 20 países da América, Europa, Ásia e África) temos Índia, Estados Unidos e Indonésia, com 280 milhões, 190 milhões e 130 milhões de pessoas conectadas, respectivamente.
Redes sociais preferidas dos brasileiros
No caso do WhatsApp, o Brasil está na 2ª posição no ranking mundial, com mais de 108 milhões de usuários ativos (somente atrás da Índia). Para o Instagram, o Brasil fica em 3º lugar, atrás dos EUA e Índia.
Mesmo tendo ficado em 27º no ranking geral, a Coreia do Sul está em primeiro lugar em termos de velocidade da internet doméstica - é um país que permite aos seus residentes trafegar em altíssima velocidade na web.
Os dados colocam Coreia do Sul, Japão e a China - apenas a região de Hong Kong - no topo do ranking, com média de velocidade de 14,2 Mbps, 11,7 Mbps e 10,9 Mbps, respectivamente. Ainda de acordo com a pesquisa, 3,1 Mbps é a média mundial de velocidade da internet.
O tráfego da internet através de dispositivos móveis já supõe 3,81% do total global. O continente que registra maior uso deste tipo de conexão é a Ásia, seguida da África que se coloca em segundo posto, ainda à frente da América do Norte e Europa.
Já no quesito número de usuários, quem lidera com larga vantagem é a Índia, com 390 milhões. O que representa pouco menos de um terço de sua população. Curiosamente no seu país de origem, os Estados Unidos, o aplicativo verdinho marca presença em apenas 20% dos smartphones.
Como fica as axilas depois da depilação a laser?
Quem tem câncer pode ser mandado embora do emprego?
O que causou o declínio da produção da borracha?
O que é um instrumento musical eletrônico Cite 3 exemplos?
Quantas ligações duplas têm o benzeno?
Qual o peso de uma lata de tinta de 18 litros?
Por que o Império não agradava a muitos brasileiros?
Quando a pessoa sente muito frio o que pode ser?
Quais as principais minas brasileiras de ferro?
Quais são os malefícios da pipoca?