Quando usar o pronome relativo que ou quem?

Pergunta de Catarina Faria em 27-05-2022
(9 votos)

O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

Quando usar o pronome que é quem?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.


Qual pronome relativo de que?

O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural.

Quê ou quem fez?

– Foi ele que fez. – Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes.

Quando Substituir que pôr o qual?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.

Pronomes relativos [Prof. Noslen]


32 curiosidades que você vai gostar

Quando se usa pela qual?

“Pelo qual” é o resultado da junção da preposição “por” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Exemplo: Aquela é a fileira pela qual comecei. O verbo “começar” pede a preposição “por. Lembrando que “o qual”, “pelo qual”, “do qual” podem variar em gênero e número.

Foi fulano quem fez ou que fez?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.

Foi ele quem fez ou foi ele que fez?

Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.

Por que é por quê?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.



Outras questões

Porque eu tenho vergonha das pessoas?

Como surgem as diferentes cores de olhos?

Por que 7 linhas da umbanda?

Quais tipos de animais que habitam os recifes de corais?

Quanto tempo leva para uma vitamina B12 começar a fazer efeito?

Como saber se o melanoma é maligno ou benigno?

Quando surgem as grandes marcas?

Quando vc tem um insight?

Como diferenciar as fases da Lua?

Como desbloquear um número que te bloqueou?

Como saber se um relacionamento está te fazendo mal?

Como sair de um perfil na Netflix?

Como sair de um emprego tóxico?

Como sair de um Jogo no Steam?

Como sair de um If Python?

Como sair do aeroporto de Veneza?

Como voltar para o menu PS3?

Como se livrar de um financiamento de imóvel?

Como sair de um plano familiar no Spotify?

Como sair de um relacionamento Codependente?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com