A combinação com cores análogas é quando você combina uma cor primária com suas cores “vizinhas” a ela no círculo cromático. Recomenda-se, entretanto, não misturar cores quentes e frias na mesma composição. As cores de tons neutros podem ser sempre usados nos acessórios ou como base da combinação.
O que são cores análogas?
Combinação Análoga A combinação com cores análogas é quando você combina uma cor primária com cores “vizinhas” no círculo cromático. Aqui, uma delas ganhará mais destaque, enquanto as outras ficam como 'coadjuvantes' no look, porém ficam extremamente harmoniosas juntas.
Cores Análogas Por exemplo, entre o amarelo e o verde, possuem a cor amarela em comum. Combinações com cores análogas são elegantes e trazem a sensação de unidade e coerência. As cores análogas podem ser equilibradas com uma cor complementar. Van Gogh utilizou em vários de seus quadros a combinação de cores análogas.
As cores análogas são aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático. Note que cada uma das cores análogas compartilham uma mesma cor básica, a saber: Azul (primária), azul-esverdeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).
A harmonia análoga é o resultado de uma cor primária com uma ou duas cores vizinhas no círculo cromático, a junção dessas cores em um look pode trazer o sensação de jovialidade e sofisticação.
CORES COMPLEMENTARES: São cores opostas na roda de cores, por exemplo: vermelho e verde. O alto contraste entre elas cria um visual vibrante. CORES ANÁLOGAS: São as cores vizinhas na roda de cores. Elas combinam bem e criam designs serenos e confortáveis.
As cores análogas são aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático. Note que cada uma das cores análogas compartilham uma mesma cor básica, a saber: Azul (primária), azul-esverdeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).
Ou seja, se dissermos que o amarelo-esverdeado e o laranja-amarelado são exemplos de cores análogas do amarelo, o amarelo funciona como a cor dominante, e as outras duas são suas cores análogas.
Combinar cores análogas, entretanto, é mais complexo do que se possa parecer num primeiro momento. É necessário eleger tons que, apesar de similares, possuam contraste suficiente para diferenciá-los. Quando pensamos nas cores azul e verde, por exemplo, as análogas a elas devem conter uma mistura equilibrada de ambas.
Logo, as cores consideradas análogas entre si são compostas por meio de uma cor primária idêntica. As cores análogas podem ser divididas em duas categorias: cores primárias e algumas das cores secundárias. Assim, é possível identificar as cores análogas referentes ao amarelo, ao laranja, ao vermelho, ao violeta, ao azul e ao verde.
Elas também possuem uma cor em comum. Por exemplo, o azul e o verde têm o azul como cor em comum, afinal o verde é uma cor secundária formada da mistura do azul com amarelo, que por sua vez, é cor análoga do verde, a propósito. Como usar as cores análogas na moda masculina?
A ligação entre uma cor análoga e outras cores (no círculo cromático, uma posicionada à direita e a outra à esquerda dessa cor) baseia-se no compartilhamento de uma mesma tonalidade por todas elas. Essa primeira cor leva o nome de cor dominante ou principal, já que se encontra no meio de outras duas.
Qual é o ponto positivo do amor?
Qual o primeiro elemento do ritmo?
Como mesclar várias linhas de uma só vez?
O que é cultura nas organizações?
Como saber se o boleto e do Santander?
Quem foi interditado pode dirigir?
Quais foram as principais decisões tomadas na conferência de Bretton Woods?
É normal o cabelo ficar duro depois da reconstrução?
Quais as contas que devem ser consideradas para apuração do resultado do exercício?
O que é uma pergunta que não precisa de resposta?
Quais são as três partes do abdome?
Quais as principais características do controle de constitucionalidade difuso?
Quando se deve prestar continência?
Como ficou o relacionamento de Mirella e Dinho?
Quantos litros de gasolina tem a reserva do Uno?