Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
Quando forem tônicas (seguidas ou não de “s) e formarem um hiato com a vogal anterior, desde que não sejam seguidas por -nh, as vogais -i e -u recebem acento.
O objetivo das regras de acentuação é sempre diferenciar um caso do outro. Acentua-se o hiato, menos comum, para que não se acentue o ditongo, mais comum. O acento no hiato exclui o no ditongo. É por isso que "sai", "cai", "trai", "saia", "caia", "traia", por exemplo, não recebem acento.
Por exemplo, poético tem acento não pelo hiato, mas por ser palavra proparoxítona; boêmio não se acentua pelo hiato, mas por ser palavra paroxítona terminada em ditongo crescente. → o trema foi abolido da língua portuguesa: linguiça, frequência, aguentar, líquido.
Veja os casos abaixo: 1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
b)pois ela é uma paroxítona com hiato, sendo a segunda vogal sempre acentuada. saúde, paraíso, baú, raíz, juíz, juíza. Explicação: Pois Hiato seguido de NH não recebrá acentuação.
O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; ... Ainda, se o "í" e o "u" tônicos forem precedidos de ditongo crescente, o acento permanece. Exemplos: guaíba, Guaíra.
Hiato é o encontro de dois sons vocálicos no qual, durante a divisão silábica, as vogais são separadas. Os hiatos “I” e “U” devem ser acentuados quando criam hiato com a vogal precedente quando estiverem sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de “s”, exceto se estiverem seguidos por “-nh”.
2. O acento no “i” e “u” tônicos não existe mais quando vierem depois de ditongos nas paroxítonas. Dessa forma, vocábulos como: feiúra, baiúca, bocaiúva e cauíla, ficam: feirua, baiuca, bocaiuva e cauila.
Olá, boa noitee! Ruína é acentuada porque quando a vogal "i" ou "u" for tónico e formar um hiato com a vogal anterior ela receberá acento.
Como colocar um PDF em um documento do Word Passo 1: abra o Microsoft Word e, no menu superior, clique em “Inserir”. Abra o Microsoft Word e, no menu superior, clique no item "Inserir" (Captura de tela: Matheus Bigogno) Passo 2: no item “Texto”, clique no ícone de “Seta para baixo” e selecione a opção “Objeto”.
Os arquivos de extensão ou formato PDF (Portable Document Format) foram criados justamente para evitar este desagradável contratempo de você enviar uma arquivo para alguém e na hora da pessoa visualizá-lo, ele aparecer com letra diferente, tamanho de página diferente, ou mesmo a pessoa modificar o seu original sem a sua autorização.
Fique atento, pois, caso você precise fazer mudanças no arquivo original do PDF, deve salvá-lo e inseri-lo novamente no documento. Passo 6: para abrir um arquivo em PDF inserido como anexo no documento, basta apenas dar um duplo clique nele e, com a pop-up aberta, selecionar o item “Abrir”. Pronto!
Uma delas permite que os usuários insiram um arquivo PDF diretamente no editor, como um anexo. Assim, qualquer usuário que acessar o documento, poderá dar um duplo clique e visualizar seu conteúdo. É importante ressaltar que, caso você precise fazer alguma alteração no arquivo original do PDF, deve salvá-lo e inseri-lo novamente no documento.
Qual correto extender ou estender?
Qual é o significado da palavra encontrou?
Quem usa mais o lado direito do cérebro?
Como escreve finzinho de tarde?
Como funciona o km da rodovia?
O que quer dizer fim de expediente?
Como se joga o jogo da cobrinha?
Quanto posso dar de lance embutido?
Como se faz o jutsu possessão das sombras?
É considerado primo até que grau?
Como ir de São Paulo a Embu das Artes?
Como é formado o gráfico Renko?
São vantagens do estudo de coorte?
Como funciona o lance de um consórcio?
Quais as condições necessárias para o lançamento de um satélite?
Como funciona o lance fixo HS consórcio?
Como se forma o escoamento superficial?
Como funciona a teoria keynesiana?
Como funciona o financiamento de imóveis nos Estados Unidos?