Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
Quando forem tônicas (seguidas ou não de “s) e formarem um hiato com a vogal anterior, desde que não sejam seguidas por -nh, as vogais -i e -u recebem acento.
O objetivo das regras de acentuação é sempre diferenciar um caso do outro. Acentua-se o hiato, menos comum, para que não se acentue o ditongo, mais comum. O acento no hiato exclui o no ditongo. É por isso que "sai", "cai", "trai", "saia", "caia", "traia", por exemplo, não recebem acento.
Por exemplo, poético tem acento não pelo hiato, mas por ser palavra proparoxítona; boêmio não se acentua pelo hiato, mas por ser palavra paroxítona terminada em ditongo crescente. → o trema foi abolido da língua portuguesa: linguiça, frequência, aguentar, líquido.
Veja os casos abaixo: 1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
b)pois ela é uma paroxítona com hiato, sendo a segunda vogal sempre acentuada. saúde, paraíso, baú, raíz, juíz, juíza. Explicação: Pois Hiato seguido de NH não recebrá acentuação.
O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; ... Ainda, se o "í" e o "u" tônicos forem precedidos de ditongo crescente, o acento permanece. Exemplos: guaíba, Guaíra.
Hiato é o encontro de dois sons vocálicos no qual, durante a divisão silábica, as vogais são separadas. Os hiatos “I” e “U” devem ser acentuados quando criam hiato com a vogal precedente quando estiverem sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de “s”, exceto se estiverem seguidos por “-nh”.
2. O acento no “i” e “u” tônicos não existe mais quando vierem depois de ditongos nas paroxítonas. Dessa forma, vocábulos como: feiúra, baiúca, bocaiúva e cauíla, ficam: feirua, baiuca, bocaiuva e cauila.
Olá, boa noitee! Ruína é acentuada porque quando a vogal "i" ou "u" for tónico e formar um hiato com a vogal anterior ela receberá acento.
Como colocar um PDF em um documento do Word Passo 1: abra o Microsoft Word e, no menu superior, clique em “Inserir”. Abra o Microsoft Word e, no menu superior, clique no item "Inserir" (Captura de tela: Matheus Bigogno) Passo 2: no item “Texto”, clique no ícone de “Seta para baixo” e selecione a opção “Objeto”.
Os arquivos de extensão ou formato PDF (Portable Document Format) foram criados justamente para evitar este desagradável contratempo de você enviar uma arquivo para alguém e na hora da pessoa visualizá-lo, ele aparecer com letra diferente, tamanho de página diferente, ou mesmo a pessoa modificar o seu original sem a sua autorização.
Fique atento, pois, caso você precise fazer mudanças no arquivo original do PDF, deve salvá-lo e inseri-lo novamente no documento. Passo 6: para abrir um arquivo em PDF inserido como anexo no documento, basta apenas dar um duplo clique nele e, com a pop-up aberta, selecionar o item “Abrir”. Pronto!
Uma delas permite que os usuários insiram um arquivo PDF diretamente no editor, como um anexo. Assim, qualquer usuário que acessar o documento, poderá dar um duplo clique e visualizar seu conteúdo. É importante ressaltar que, caso você precise fazer alguma alteração no arquivo original do PDF, deve salvá-lo e inseri-lo novamente no documento.
Como transferir veículo para meu filho?
Como fazer o pedido de audiência de conciliação?
Como fazer pedido de tutela antecipada no novo CPC?
É possível desistir de um processo em andamento?
Como fazer um laboratório completo em Minecraft?
Precisa de Carteira de Trabalho física?
Como cadastrar PicPay auxílio Merenda?
Como passar uma música via Bluetooth?
Quando o militar deve prestar continência?
Como converter o texto em letras minúsculas?
Como usar sal amargo no rosto?
Quais foram as figuras importantes para a expansão territorial do Brasil?