O gerador é posto em curto-circuito quando os seus pólos são ligados diretamente por um fio condutor de baixa resistência.
O gerador entra em estado de curto-circuito quando os polos, positivo e negativo, estão ligados por um fio condutor de baixa resistência. Se isso ocorre, a diferença entre os polos é nula, portanto a corrente que passa no gerador é a maior possível.
Podemos dizer que um gerador sofreu um curto circuito, quando seus pólos estiverem ligados através de um fio com a resistência elétrica nula, sendo assim a ddp U, que fica entre os pontos A e B do gerador é nula, e a corrente elétrica que passa pelo gerador é denominada corrente de curto-circuito icc.
Podemos dizer que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada. Ele pode causar vários danos nos circuitos elétricos, pois provoca reações muito violentas em virtude da dissipação instantânea de energia.
O curto circuito elétrico pode gerar fumaça e em casos mais graves até incêndio. A intoxicação por fumaça é muito comum nestes caso e é algo extremamente grave, podendo trazer diversas complicações de saúde para o acidentado.
33 curiosidades que você vai gostar
Dicas simples para evitar um curto-circuito1.Verifique as tomadas antes de usar. ... Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los. ... Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante tempestades. ... Solicite uma manutenção no disjuntor. ... Faça a revisão de suas instalações elétricas a cada cinco anos.
No fim, e em destaque, temos a equação que dá o valor da corrente de curto-circuito, que é a razão entre a força eletromotriz e a resistência interna. A curva característica de um gerador é um gráfico da diferença de potencial pela corrente que flui pelo gerador.
...
A potência no geradorPU = U.i. ... PD = r.i2 ... Pt = E.i.
Então, para calcular a corrente de curto circuito na saída do transformador, basta pegar a corrente nominal desse transformador e dividir pela impedância percentual do mesmo. A ABNT na norma NBR 5356, estabelece valores típicos para a impedância percentual dos transformadores: 4% até 630KVA.
Ao ser ligado em um circuito, parte da energia gerada é dissipada em forma de calor em decorrência da formação de uma corrente elétrica em seu interior. Esse fenômeno, chamado de efeito Joule, ocorre porque os geradores apresentam certa resistência interna, logo, não há gerador perfeito.
Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento. ... Já a corrente no outro resistor, R2, é praticamente nula. Esse tipo de situação é o que caracteriza um curto-circuito.
Gerador elétrico é um dispositivo que consegue converter diferentes formas de energia, como energia mecânica, química e solar, em energia elétrica. O princípio de funcionamento mais comum entre os geradores é a indução eletromagnética.
Geradores: transformam diversas formas de energia em energia elétrica. A principal função do gerador é provocar uma diferença de potencial entre os terminais dos circuitos elétricos, de modo que a corrente elétrica possa fluir. Pilhas, baterias e tomadas são exemplos de geradores.
Principais consequências do curto-circuito
Os principais são queima de equipamentos, tais como geladeira, televisão, máquinas em geral, etc. Em empresas ou indústrias, os prejuízos podem ser ainda maiores, especialmente se o funcionamento das máquinas for interrompido.
Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da impedância deste. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.
A distribuição de energia elétrica no Brasil é feita por meio da integração da produção, transmissão e distribuição ao consumidor final. Essa integração é motivada pela industrialização e urbanização, pelo aumento da demanda e pela origem das hidrelétricas.
A energia produzida nas usinas sai direto para as estações de transmissão, e logo após segue por transformadores para aumentar a sua voltagem. ... Depois disso, a energia é conduzida para as cidades e indústrias por meio de linhas de alta tensão, que podem ser avistadas comumente nas estradas, por exemplo.
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
Para as tomadas de 100 Watts temos o seguinte cálculo: Corrente de projeto é igual a 100 Watts de potência DIVIDIDO por 1, pois o sistema informado é Fase e neutro, VEZES 127v que é a tensão de fase, VEZES 0,9 que é o fator de potência informado, VEZES 1 que é o rendimento informado.
A expressão básica para o cálculo de qualquer corren- te de falta é a da Lei de Ohm, sob a formal = U/Z, onde Iné o valor eficaz da corrente de falta, U é o valor eficaz da tensão da fonte, e Zé a impedância entre a fonte e a falta, incluindo a impedância da fonte.
“A força eletromotriz de um gerador é igual ao produto da intensidade da corrente pela resistência total de um circuito.”
Se multiplicarmos todos os termos da equação por i temos: U . ... Como Pu = U . i e Pt = E. ... Exemplo 1. ... a) a intensidade i da corrente no circuito. ... R = r + R = 2,0 + 6,0 = 8,0. ... U = E - r i.
Basta usar a fórmula básica de potência, S = U x I. Assim, a corrente por fase será igual a 25K/220 = 113,63A. Lembrando que esta é a corrente máxima com a qual o gerador poderá alimentar as cargas a ele acopladas, independente do tipo de carga.
Como evitar que aconteça um curto-circuitoEvite a sobrecarga de tomadas. ... Sempre evite fios oxidados ou desencapados.Se os disjuntores de seu imóvel desativarem sozinhos com frequência, há risco de curto-circuito.
Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.
Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:Disjuntor que desarma constantemente.Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.Aumento inesperado na conta de luz.Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.
Como funcionam os campeonatos de games?
Como funciona o depósito de cheque por imagem?
Como vender produtos em consignação?
Qual melhor Encoder para Live?
Como funciona a transmissão de uma bicicleta?
Como funciona cada CAPS Conforme atendimento por habitantes?
Como pesquisar longitude e latitude no Google Earth?
Como funciona o casamento virtual?
Como funciona o sistema é frete?
Como classificar a palavra lá?
Como funciona 2 câmeras no celular?
O que quer dizer a palavra mansa?
Quais são os fatores que influenciam o comportamento do consumidor?