Em 2012, um pronome "hen" foi proposto na Suécia. O sueco foi a primeira língua oficial a adicionar um pronome neutro de terceira-pessoa por uma autoridade institucional. "Hen" pode ser usado para descrever qualquer pessoa, independentemente da identificação de sexo ou de gênero.
Ana Pacheco explica que a linguagem neutra surgiu após discussões sobre o uso do masculino em marcações generalizadas ou na comunicação com pessoas não-binárias. — Existem duas maneiras: na primeira seria usar em substantivos, por exemplo, o x como uma marcação alternativa.
A base do que se considera machismo linguístico já tem uma premissa equivocada. No latim, os pronomes neutros terminam em “u” e foram adaptados para “o” no português. ... O diferencial é o pronome feminino, “todas”. Ou seja: não existe rigorosamente nada de machismo linguístico nos pronomes em português.
Por exemplo: você pode ter 10 mulheres e um homem numa sala, mas para fazer menção ao conjunto de pessoas, vai optar por um pronome masculino – 'eles'. Na linguagem neutra, usada para se referir a pessoas sem delimitar o gênero, 'amigues' substitui 'amigos', por exemplo.
Ela lembrou que o gênero neutro é um conceito adotado pela ONU, para as "pessoas que nascem com características sexuais que não se encaixam nas definições típicas do sexo masculino e feminino".
O que é? A chamada linguagem neutra é uma ideia defendida por alguns grupos que afirmam que a Língua Portuguesa é preconceituosa e machista. Assim, os militantes visam uma mudança radical na norma culta do português. Por exemplo, palavras como "todos" ou "todas" são substituídas por "todes" ou "todx".
Pri Bertucci
Trata-se de um texto de autoria de Pri Bertucci, um autodenominado “artista social” que inventou, em 2014, por iniciativa própria, o pronome de gênero neutro “ile”.
Perguntar e usar corretamente os pronomes de alguém é uma maneira de mostrar respeito por sua identidade de gênero. Para aqueles que não se identificam como homens ou mulheres, “elus” ou “els” funciona.
Pronuncia-se como “déu”, semelhantemente ao pronome “el”. Exemplos de uso: -O cachorro mordeu o braço dela. —-> O cachorro mordeu o braço del. -Os olhos dele são castanhos. —-> Os olhos del são castanhos.
Na transição do latim para o português, a semelhança entre masculino e neutro fez com que ambas as categorias fossem resumidas em uma só, que hoje entendemos como masculino.
Em inglês, usar “ele” e “ela” exige uma atribuição de gênero a um indivíduo. Você nem sempre consegue adivinhar qual é o pronome preferido de alguém pela aparência. Perguntar e usar corretamente os pronomes de alguém é uma maneira de mostrar respeito por sua identidade de gênero.
Quais os jogos de mesa mais populares?
Como saber se minha filha está matriculada?
Quais ângulos são congruentes ao ângulo A?
Quais as hipóteses em que não se aplica à impenhorabilidade do bem de família?
Qual o tamanho de uma geladeira normal?
Quais são os tipos de alucinações?
Quais cargos foram extintos pelo governo federal?
Porque a morte é um tema para a filosofia?
O que acontece se eu usar minoxidil vencido?
Pode comer ovo antes da corrida?
Quanto tempo posso passar tonalizante?
Quem tem pedra no rim pode comer frango?