Pacientes podem ser orientados a evitar certos tipos de antiácidos que têm cálcio como base. As pessoas com urina muito ácida precisam comer menos carne, peixe e frango.
Estudo recomenda o consumo de carne para pacientes com cálculo renal. Recente pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos mostra que pessoas que sofrem de pedras de cálcio no rim, ou tem uma predisposição genética para desenvolver a enfermidade, podem incorporar a proteína animal em sua dieta, incluindo a carne bovina.
Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce. Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.
O indicado é beber entre 2 e 3 litros de água por dia. A dieta deve ser baseada em alimentos frescos, rica em legumes, vegetais e gorduras boas, como castanhas, amêndoas, nozes, azeite e peixes, como atum, sardinha e salmão.
O consumo de sucos de frutas cítricas como de laranja e limão podem auxiliar na prevenção das pedras nos rins. As frutas citadas são ricas em ácido cítrico, e quando consumidas dão origem a um sal chamado citrato, que impede a formação de cristais e de pedras no organismo.
21 curiosidades que você vai gostar
Suco de limão, laranja e melão
Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.
Quem é diagnosticado com doença renal crônica precisa iniciar o tratamento indicado, que inclui remédios e dieta. Um dos cuidados nutricionais é com a ingestão de potássio, nutriente presente naturalmente em muitos alimentos. As bananas nanica e prata, por exemplo, são ricas nesse nutriente.
Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.
Nestes casos recomenda-se a ingestão diária de 1,2g/Kg/dia de proteínas. Torna-se então necessário, aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas como: carne, peixe, ovos, leite e derivados.
Como saber onde estão as notas da guitarra?
Como é calculado o fator de impacto de uma revista?
Como identificar as notas musicais na partitura?
Como identificar as necessidades dos clientes?
Como fazer um mapa mental de um livro passo a passo?
Como se calcula o coeficiente de correlação?
Como calcular o Módulo de resiliência?
Como diferenciar a informação principal das secundárias em um texto?
Como calcular o trabalho Termodinamica?
Quais são as 9 inteligências múltiplas?
Como calcular o lucro líquido no balanço patrimonial?
Quanto tempo dura uma mucocele?
Como calcular o teor de uma substância?