A responsabilidade social se disseminou no Brasil e no mundo principalmente na década de 90, tornando-se parte das diretrizes de estratégias empresariais.
Na década de 1950, nos Estados Unidos o meio empresarial e acadêmico inicia uma discussão à respeito da importância da responsabilidade social pelas ações de seus dirigentes. No início da década de 1960, o tema começa a ser popularizado nos Estados Unidos.
Sua origem está nas questões éticas que envolvem a relação entre empresas e sociedade e na filantropia empresarial. O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa.
Sendo assim os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram, no início do século, em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clarck (1916).
A partir dos resultados da Revolução industrial, com a degradação do meio ambiente e da vida humana pelo trabalho, foi que passaram a surgir novas reflexões sobre o papel das empresas frente às obrigações legais, ambientais e sociais de maneira geral. ... O manifesto foi subscrito por 120 indústrias inglesas.
27 curiosidades que você vai gostar
“Em 1971 a companhia alemã STEAG produziu uma espécie de relatório social, um balanço de suas atividades sociais.”(SANTOS, 2007, pág 9). Em 1972 a SINGER, empresa francesa, preparou o primeiro Balanço Social da história.
A Responsabilidade Corporativa surgiu na década de 70 como um meio de atender à crescente demanda da sociedade por uma maior contribuição das empresas em relação aos problemas sociais, ambientais, éticos e trabalhistas existentes e pela adoção de uma postura de maior responsabilidade pelos impactos que geram.
A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa. Ou seja, ela tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, criando novas oportunidades de negócios para os públicos.
Tipos de responsabilidade socialResponsabilidade Social Corporativa (RSC)Responsabilidade Social Empresarial (RSE)Responsabilidade Social Ambiental (RSA)
As principais características da responsabilidade social corporativa são: Uma prática empresarial responsável. Seguir estratégias de marketing responsáveis. O compromisso com iniciativas voluntárias que vão além do que é exigido pela legislação e pelas obrigações contratuais adquiridas.
Este tipo de prática ou política tem sido adotado desde a década de 1990, entretanto a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, por volta da década de 1920. O ápice da luta ambiental se deu por volta dos anos 70 quando organizações não governamentais ganharam força e influência no mundo.
Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
A RSC representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico. Para isso, promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade.
Com a criação da Norma Brasileira de Contabilidade T15 (NBC T 15) – um compêndio de recomendações, iniciou no Brasil uma forma de apresentação das ações de responsabilidade social e ambiental. Ela propõe a evidenciação de informações de natureza social e ambiental.
O relatório de responsabilidade socioambiental é uma ferramenta que uma empresa sustentável utiliza para comunicar seu desempenho social, econômico e ambiental com maior transparência.
As informações devem ser organizadas para comunicar:O perfil organizacional da empresa;Sua estratégia;Como aborda ética e integridade;Estrutura de governança;Como realizou o engajamento de stakeholders;Suas práticas de relato.
Quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, elas praticam a responsabilidade social corporativa.
Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!Reduzir o impacto ambiental. ... Educar o público-alvo. ... Criar líderes ambientais. ... Usar produtos naturais. ... Ações de voluntariado. ... Fazer doações para instituições sociais.
Outras ações, no entanto, podem ser desenvolvidas: voluntário empresarial, doações de materiais alienados [computadores, mobiliários, sobras de materiais, caixas de madeira etc], programas de visitação na empresa [para escolas e comunidades], disponibilização de cursos para adolescentes e jovens, oferta de estágios e ...
Os princípios da ISO 26000 são:Responsabilidade;Transparência,Comportamento Ético;Consideração pelas partes interessadas; (stakeholders)Legalidade;Normas Internacionais;Direitos Humanos.
Isto significa que a empresa é socialmente responsável quando consegue gerar valor não apenas para seus proprietários e acionistas, mas sim para todos os demais públicos com os quais ela se relaciona: empregados, fornecedores, clientes, governo, meio ambiente e comunidade.
O conceito de Responsabilidade Social Empresarial tem relação com o compromisso das empresas com a sociedade. Ele vai além de questões econômicas, como a geração de lucros e empregos. Uma empresa socialmente responsável deve pautar suas ações em uma gestão ética e transparente.
Ações voltadas às áreas de saúde, assistência social, cultura, fomento à educação e à moradia, dentre outros, são exemplos de responsabilidade social. Estas podem ser voltadas tanto para o público interno, quanto para o externo, bem como para a comunidade na qual a empresa está inserida.
A responsabilidade pode ser classificada em diferentes grupos, então os tipos de responsabilidades mais proeminentes são as seguintes:Social;Ambiental;Civil;Criminal (ou delitiva);Administrativa;Moral;Política;Ministerial;
A responsabilidade social interna focaliza o público interno da empresa, ou seja, seus funcionários e respectivos dependentes. Já a responsabilidade social externa se concentra na comunidade mais próxima da empresa ou no ambiente em que ela está inserida (MELO NETO; FROES, 2001).
O que significa UI na maternidade?
Qual era a principal atividade econômica na Índia antiga?
Onde uma pessoa formada em música pode trabalhar?
Quanto custa para fazer uma procuração simples?
Quem pergunta primeiro para a testemunha CPC?
Quantos bits tem um número binário?
Qual é o significado de Pasárgada para o eu lírico?
O que é a legitimidade ad causam?
Qual o desembargador mais jovem do Brasil?
Quando cabe recurso especial para o STJ?