A LI, chamada Licença de Importação, é um documento eletrônico emitido por meio do Siscomex, o Sistema Integrado de Comércio Exterior.
Vale lembrar que esse documento, na maioria dos casos, é formulado por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior, o Siscomex. Em casos em que as mercadorias necessitem de licença de importação, basta registrar o número desse documento no Siscomex, e os dados a serem incluídos na DI são preenchidos automaticamente.
Será preciso preencher as seguintes informações:País de procedência;Data da chegada;Peso bruto e líquido;Transportador;Tipo de embalagem;Local de armazenamento;Valor das mercadorias;Valor do frete;
Declaração de Importação de Remessa (DIR)
Na Importação de Remessas internacionais, geralmente, é utilizada a Declaração de Importação de Remessa (DIR) registrada no sistema Siscomex Remessa por solicitação dos Correios (ECT) ou das empresas de courier.
O que é uma declaração de importação de remessa em processamento? Uma declaração de importação – DI, consiste em um documento que aglomera todas as informações necessárias sobre o processo de importação, formalizando todo o processo. Ele serve como base para o despacho aduaneiro de importação.
21 curiosidades que você vai gostar
A declaração de importação pode ser processada no Siscomex (DI e DSI eletrônica), regra geral, ou fora do Siscomex (DSI em formulário, Declaração de Remessa Expressa DRE-I, Nota de Tributação Simplificada - NTS, Declaração de Regime de Tributação Unificado - DRTU, etc).
Como pagar importações de mercadorias no exterior?Clique em enviar remessa.Selecione o motivo do envio “Pagamento de um produto ou serviço”Na página seguinte informe o valor do pagamento e os dados bancários do beneficiário da remessa.Depois é só anexar a invoice/fatura do pagamento e aguardar análise em 2 horas úteis.
Como solicitar
Na página de consulta: escolha uma opção para identificar o importador (CPF ou CNPJ) e digite o número correspondente. informe o número da declaração de importação e clique em "Consultar" caso queira limpar os dados informados, basta clicar no botão "Limpar"
As mercadorias importadas ao amparo do regime de tributação unificada (RTU) que estejam sujeitas a controle administrativo específico (licenciamento) deverão ser submetidas a despacho no Siscomex, por meio de licença simplificada de importação (LSI) e correspondente declaração simplificada de importação (DSI) ou por ...
O registro de uma Declaração de Importação (DI) caracteriza o início do despacho de importação junto à Receita Federal (RFB). É esse documento, lançado no Siscomex, que formaliza à autoridade aduaneira as informações referentes a determinado processo.
A declaração de importação tem como objetivo permitir ao importador a formulação da declaração de importação que servirá de base ao despacho aduaneiro de importação.
Elaborar uma Solicitação de DI significa criar uma nova Declaração de Importação.
...
Na ficha "Básicas" da DI, preencher o quadro "Processo Vinculado".Selecionar o tipo de processo: Administrativo ou Judicial.No campo "Identificação", preencher o número de identificação do processo.
Clique no botão "Consultar" para efetuar a busca das DIs a serem consultadas. Caso seja encontrada mais de uma DI, será exibida uma lista com o resultado da consulta, através da qual, além de consultar a DI, é possível gerar um arquivo XML com os dados da mesma.
Para imprimir um Extrato da DI, deve-se acessar a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Impressão / DI ", conforme mostrado abaixo. Será exibida uma tela para pesquisa contendo diferentes critérios de busca.
Como acessar o Siscomex Importação Web? Acessando o Portal Único, o acesso ao Siscomex Importação Web é feito através de Certificado Digital (e-CPF) do representante legal do importador.
Como pagar por serviços do exterior com meu CNPJ na Remessa Online for Business?Acesse o seu cadastro com seu login e senha.Clique em enviar remessa.Selecione o motivo do envio “Pagamento de um produto ou serviço”Na página seguinte informe o valor do pagamento e os dados bancários do beneficiário da remessa.
Pagamentos internacionais: conheça 4 principais modalidadesPagamento antecipado. O pagamento antecipado, como o termo já deixa claro, é quando a empresa que faz a importação paga antecipadamente pela mercadoria. ... Boleto bancário. ... Carta de crédito. ... Cobrança documentária.
O pagamento antecipado do Imposto de Importação poderá ser feito por meio da Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV), que também foi lançada hoje pela Receita Federal. Essa declaração também está disponível para "tablets" e "smartphones". "Esse é um projeto de vanguarda internacional.
Declaração de Importação: o que é? Declaração de Importação é o documento que regulariza as informações do processo de importação de mercadorias e serve como base para o despacho aduaneiro de importação. ... Já quando a mercadoria não possuir uma LI, todos os campos deverão ser preenchidos pela DI.
No Portal do Importador também é possível visualizar o DIS, que é dividido em três blocos de informação: Receita Federal, Secretarias de Fazenda Estadual (SEFAZ) e Postal.
O Extrato da Retificação da DI apresenta um comparativo dos dados anteriores e os atuais de uma declaração que sofreram retificação. Para imprimir um extrato, acesse a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Impressão / Retificação ".
Caso a moto seja mais antiga e não tenha nota fiscal eletrônica, um despachante aduaneiro poderá ajudar. "Com o número da nota fiscal é possível verificar se o produto tem DI , ou seja, que foi importada legalmente e teve todos os impostos recolhidos", indica Rogério Montilla, praticante de off-road há 15 anos.
Ao registrar a DI, você pagará os impostos e as mercadorias só serão fiscalizadas após este pagamento. Feito a conferência, se liberado, você recebe o canal verde. Se recebeu o canal amarelo, você terá que apresentar os documentos para o fiscal conferir.
Importação passo a passo: aprenda a facilitar o processoSaiba o que pode ser importado.Habilite-se no Radar/Siscomex e contate um despachante aduaneiro.Defina o que deseja importar.Prospecte os fornecedores.Defina o NCM e os custos de importação.Inspecione a fábrica.Negocie com o fornecedor.Licencie a importação.
Como fazer uma declaração na LPCO?Selecionar o portal correto (Importação ou Exportação);Incluir o pedido na área “LPCO” do site;Selecionar o órgão anuente (Anvisa, Mapa, Receita, por exemplo);Preencher as informações (tipo de mercadoria, CNPJ do importador/exportador);
O que significa quando o alecrim morre?
Qual a importância dos conselhos regionais e federais para o fisioterapeuta?
Em que século Neil Armstrong pisou na Lua?
Quanto a Petrobras ganha por litro de gasolina?
Como abrir várias abas no Android?
Qual tipo de conteúdo gera maior engajamento?
Quais são os tipos de avaliações pedagógicas?
Quanto tempo depois de passar massa corrida posso pintar?
Quais são os alimentos que devemos comer mais?
O que significa a palavra em suma?
O que fazer quando o cheque e devolvido pelo motivo 22?
Qual é a maior e a mais pesada ave do Brasil?