As primeiras atividades da vigilância sanitária no Brasil surgiram nos séculos XVIII e XIX, com a criação da Polícia Sanitária, para controlar a propagação das doenças transmissíveis que crescia.
Em 1975, através da Lei Federal nº 6.259/75, foi criado o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. A lei explicita a organização das ações de Vigilância Epidemiológica no país.
A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.080/90 como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das ...
O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) do Brasil foi criado em 1975, limitando-se a uma pequena lista de doenças de notificação compulsória 7.
A autarquia foi criada no governo Fernando Henrique Cardoso pela lei nº 9.782, de 26 de Janeiro de 1999....
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | |
---|---|
Tipo | Autarquia de regime especial |
Fundação | 26 de janeiro de 1999 (22 anos) |
Sede | Brasília, DF, Brasil |
26 de janeiro de 1999 Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Fundação
O conceito de vigilância como um instrumento de saúde pública surgiu no final do século XIX com o desenvolvimento da microbiologia e de saberes sobre a transmissão de doenças infecciosas, processando dados para subsidiar o emprego de medidas oportunas às pessoas observadas como uma alternativa à prática restritiva da ...
Vigilância é a atividade de monitoramento e acompanhamento de comportamento e atividades de pessoas ou locais, geralmente com finalidade de garantir a segurança pública ou a segurança patrimonial.
A vigilância foi definida pela primeira vez por A. Langmuir (1963) como uma ação que correspondia, essencialmente, à detecção, análise e disseminação de informação sobre doenças relevantes, que deveriam ser objeto de monitoramento contínuo.
A Lei n” 6.259, de 1975, que criou o SNVE, definiu vigilância epidemiológica. como o ficonjunto de atividades que permite reunir a informaçªo indispensÆvel para. conhecer em todo momento o comportamento ou história natural da doença, detectar. ou prever qualquer mudança que possa ocorrer por alteraçıes dos fatores.
Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica FUNASA - abril/2001 - pag. 8 Curso BÆsico de Vigilância Epidemiológica - Módulo II - Unidade I do seu conceito, especialmente em países do terceiro mundo, passando a abranger tambØm as medidas diretas de controle, incorporando gradativamente açıes de monitoramento, avaliaçªo, pesquisa e intervençªo.
O estudo tem como objetivo apresentar uma evolução cronológica da "vigilância" e seus múltiplos conceitos, bem como, concepções, configurações e possibilidades de atuação, enquanto prática de saúde pública institucionalizada, em um processo dinâmico.
No entanto, a vigilância enquanto "ins-trumento de saúde pública" surgiu no final do século XIX, com o desenvolvimento da microbiologia. A sua prática, em todo o mundo, pautava-se nas chamadas doenças pestilenciais, como a varíola e a febre amarela, e à execução de medidas "policialescas".1
O que é microtúbulos e suas funções?
Qual o valor normal do teste de tolerância à glicose?
Como saber se três pontos são colineares?
Qual é o tipo de energia que retiramos dos alimentos que ingerimos?
Como tributar receita de aluguel no Lucro Presumido?
Como vc provaria que todas as coisas são feitas de átomos?
Como provar que um triângulo e isósceles?
Qual a influência mais forte das danças da região norte?
O que são e quais são as principais rotinas administrativas dentro de uma empresa?
Como usar os recursos naturais de forma correta?
O que são e como são formados os meandros?
Como estão classificadas as planícies?
Como comprovar a dependência econômica da esposa?
Como unir duas tabelas no Tableau?