Quando se usa o pronome se?

Pergunta de Mateus Ivan Baptista Jesus em 30-05-2022
(40 votos)

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Quando se usa o se?

O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.

Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.


Como identificar o pronome se?

Ao exercer a função de pronome apassivador/partícula apassivadora, o “se” é indicativo de voz passiva sintética e estabelece relação com verbos transitivos diretos ou verbos transitivos diretos e indiretos. Exemplos: Venderam-se várias casas. Compra-se ouro.

Qual a função do pronome SE?

d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.

Quando não usar o pronome se?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

Uso do “se”. Professor Noslen explica!


19 curiosidades que você vai gostar

Quando não usar ênclise?

Quando não usar a ênclise? Resposta: quando ocorrer na frase uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo (ou seja, basicamente, com as regras já apresentadas sobre a próclise). Com palavras negativas: “Nunca me falaram sobre isso.” Com conjunções subordinativas: “Conforme lhe disse, não estou interessado.”

O que significa a conjunção se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Qual é a função sintática do pronome se na frase?

Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos. Exemplos: A verdade é que o marinheiro não se matou. ... Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos recíprocos. Exemplos: Os dois amam-se como irmãos.

Pode começar frase com pronome SE?

É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência.



Outras questões

Quais os principais procedimentos da saúde e segurança do trabalho?

Quais são os principais cuidados com o estoma?

O que é perdão processual?

Porque o ouro escurece em contato com a pele?

O que é quilocaloria?

O que preciso melhorar em mim entrevista?

Quanto tempo feijão de molho?

Qual o fim de Simeão e Levi?

O que foi amor para Aristóteles?

Quais os três tipos de empresas?

Quais são as principais características da pecuária brasileira?

Quantos dias é ideal para ficar em Foz do Iguaçu?

Quem é a namorada do Kiba?

Quais Pokémons evoluem com Lure?

Qual o melhor horário para tomar diurético?

Quem julga é a palavra?

Quais são os animais não ruminantes?

Quanto vale uma moeda Solana?

O que acontece se botar açúcar no motor?

Como colocar numeração de títulos no Word?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com