De acordo com o Brasil Post, apenas retirar a parte que aparenta mofada, eliminando os esporos do fungo, não elimina suas raízes. Chamadas de hifas, elas não se enterrando profundamente no alimento e é lá que a micotoxinas são produzidas. E, acredite, você não vai querer comer micotoxinas.
A recomendação unânime, portanto, é descartar a comida mofada para evitar possíveis reações alérgicas, diarreia e vômitos.
Por isso, podem ser consumidos desde que a parte contaminada seja removida. Ao remover a parte contaminada, retire alguns centímetros a mais em volta, mesmo que o queijo ainda pareça bom. Isso evita o consumo de toxinas ou de pequenos focos de mofo que ainda não se espalharam por completo.
“A dica é cortar ao redor da área afetada mantendo dois centímetros de distância do mofo”, afirma Uelington Pinto. Mas caso o bolor tenha se espalhado muito pelo tecido da fruta, o melhor é descartá-la. “E na hora do corte, nunca tocar com a faca na parte mofada para não contaminar o restante do alimento.”
O correto é jogar o alimento no lixo. Ingerir um alimento com bolor pode causar diarréia, alergias respiratórias e intoxicação alimentar.
44 curiosidades que você vai gostar
De acordo com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, o fungo, por si só, não causa mal. "Mas alguns tipos produzem micotoxinas (substâncias tóxicas) que causam desde intoxicações alimentares até câncer do sistema hepático", explica.
Sim! O consumo de alguns alimentos com bolor, ou aos quais retiramos o bolor visível, pode tornar-se perigoso pela possível existência de substâncias tóxicas para o ser humano. Estas substâncias tóxicas são produzidas por fungos filamentosos, que comummente designamos de bolor ou também como mofo.
De acordo com o Brasil Post, apenas retirar a parte que aparenta mofada, eliminando os esporos do fungo, não elimina suas raízes. Chamadas de hifas, elas não se enterrando profundamente no alimento e é lá que a micotoxinas são produzidas. E, acredite, você não vai querer comer micotoxinas.
Esqueça. Nem pense em cortar a parte com sinais de mofo e comer o resto. Essa atitude, aparentemente inofensiva, esconde uma série de riscos. A ingestão de alimento embolorado pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer.
Não existe parte “limpa” de um pão mofado.
Portanto, todo o pedaço de pão está crivado de mofo ”, segundo a Tech Insider. “Se você comê-lo continuamente, poderá ter sintomas de envenenamento, como vômitos, dor de estômago e danos nos rins. Mas é extremamente raro ”, segundo o médico-chefe Johan Tham.
Assim como o parmesão, queijos considerados duros e semiduros, como gruyère, grana padano, pecorino, suíço, queijo prato e muçarela (acreditem, este nome é escrito com "ç"), são considerados seguros para serem comidos após a parte mofada ser cortada.
Já os queijos macios são os que mais requerem atenção. A presença de mofo sugere contaminação não apenas por fungos indesejáveis, mas também por bactérias nocivas, como listeria ou salmonela. Se estiverem mofados, jogue fora.
Outra dica, caso o queijo já tenha mofado, é umedecer o guardanapo com vinagre e passa-lo em volta do pedaço do queijo e em seguida leva-lo para a geladeira até notar que o vinagre foi absorvido. O vinagre não altera o sabor do queijo, mas trabalha na sua acidez contra a formação natural do mofo.
Não deixe qualquer alimento perecível fora da geladeira mais de duas horas. Use as sobras dos alimentos no prazo de três a quatro dias para que o mofo não tenha a chance de crescer. Limpeza: Panos de cozinha, toalhas, esponjas e tábuas de corte, por exemplo, devem ser guardados limpos e secos e em lugares arejados.
Os principais sintomas são enjoo, diarreia, náuseas e dor no estômago. Algumas pessoas podem também apresentar alergia respiratória, especialmente se tentarem cheirar o pão, aspirando partículas dele.
Experimente uma mistura de água sanitária com água morna.
Misture uma xícara de água sanitária para cada litro de água morna. Pegue uma escova de cerdas médias, mergulhe-a na solução e esfregue mancha de mofo ou bolor. Não se esqueça de secar bem a superfície depois, pois a umidade promove o crescimento dos fungos.
Sintomas causados pelo mofo
Quando o esporo do mofo se espalha, ou seja, quando eles ficam soltos no ar e são inalados, é extremamente comum que o sistema imunológico da pessoa reaja com espirros, obstrução nasal, tosse, falta de ar e coceira.
O mofo é o resultado de uma grande concentração de fungos, que são organismos que estão presentes em qualquer matéria orgânica. O que vemos nos alimentos seriam as hifas, que são os fios que constituem o corpo dos fungos.
Os cogumelos que são comestíveis se enquadram nos chamados alimentos do grupo fungi. A nutricionista Laís Villela cita alguns que a gente pode comer e porque não devemos nem chegar perto de algumas espécies. “Existem muitas espécies de cogumelos, mas apenas 10% deles nós podemos comer.
Para muita gente, não há problema nenhum: ao se deparar com um pequeno mofo no pão ou em um pedaço de queijo, a primeira opção é pegar uma faca para retirar a parte embolorada e pronto, já pode comer; mesmo que isso não seja garantia alguma de que ela esteja de fato não comendo parte do bolor infiltrado no resto do ...
Para guardar, basta envolver em papel filme. Alguns podem ser mantidos fora da geladeira, outros são necessários a refrigeração. Se forem fatiados, recomenda-se envolver em papel filme; se em pedaços, devem ser tampados.
Podemos retirá-lo raspando-o cuidadosamente com uma faca, com cuidado para retirarmos o bolor da parte do queijo que saiu. Assim, limpamos o queijo e não o danificamos. Outra forma de limpar é com um pano húmido, passarmos sobre a área de saída do molde.
Queijos finos e mofados - Camembert, Gorgonzola, Morbier e Saint - Paulin.
Queijos curados moles, como o camembert, também abrigam fungos. O Penicillium camemberti é o principal habitante, instalando-se na superfície e produzindo enzimas que lançam uma reação em cadeia até o miolo do queijo.
A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.
Quando tem frete grátis na Shein?
O que é medida de tempo Educação Infantil?
Como é feito o arredondamento de números?
O que é preciso para ser Recepcionista?
Como trabalhar num ambiente tóxico?
Como trabalhar moda na educação infantil?
Como fazer um vídeo interessante?
O que é sala de aula emocional?
Como instalar dois sistemas operacionais na mesma máquina?
Como trabalhar em uma portaria?