b) Quantas orações há no período em destaque: "Certo dia, um cavalo torceu a perna e não andava. O dono falou com o veterinário que logo disse"? Quatro orações.
c) Há três orações.
O período é constituído por uma ou mais orações. Quando o período possui apenas uma oração, é conhecido como período simples. Mas se ele possuir duas ou mais orações será conhecido como período composto.
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
c) No período há três orações.
33 curiosidades que você vai gostar
A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
Exercícios sobre frase, oração e períodoa) Estava perdida e não sabia o que fazer. ... b) Caiu e machucou-se outra vez. ... c) Preciso que você vá à loja, troque o vestido, compre um cartão e entregue na casa da Maria. ... d) Ela continua doente e não vai ao hospital para ser consultada! ... e) Você fez um lindo e minucioso trabalho.
Tipos de oração
Oração absoluta - é assim chamada quando há apenas uma oração, ou seja, o período é simples. Exemplo: Contemple a beleza das flores. Oração coordenada - quando o período é composto, mas as orações são independentes, não precisando das outras para fazer sentido.
Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.
O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.
Frase, Oração e PeríodoFrase: enunciado linguístico que possui um sentido completo.Oração: enunciado que contém um verbo ou locução verbal e que pode não apresentar um sentido completo.Período: enunciado que contém uma ou mais orações de sentido completo.
Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências. No exemplo que dei, há duas orações que formam um período.
O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.
Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal. E, por fim, o período é a organização da frase em uma ou mais orações.
Oração é uma prece ou reza dirigida a Deus ou a outro ser espiritual e que está integrada nos rituais de grande parte das religiões. Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.
Ela termina em sinais de pontuação, seja o ponto final, a exclamação, a interrogação, os dois-pontos ou as reticências. A frase pode ser verbal (possuir verbo) ou nominal (sem verbo). Oração é um enunciado com verbo ou locução verbal (necessariamente há verbo na oração).
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O período composto é formado por mais do que uma oração e pode ser classificado em Período composto por Coordenação e Período composto por Subordinação. Há tantas orações quanto o número de verbos existentes no período, ou seja, oração = número de verbos.
# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.
É recomendável utilizar vírgulas para separar enumerações. Vocativo deve ser isolado por meio do uso da vírgula. Orações coordenadas assindéticas normalmente são separadas por vírgulas. Nas orações coordenadas assindéticas, o uso da vírgula é necessário.
Em um texto, é comum que as frases sejam períodos, mas isso não significa que seja uma regra. Para identificar com precisão se a frase em questão é ou não um período, é preciso procurar pelo verbo, identificando-o é possível localizar a oração, esta sim trará a certeza da existência do período.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.
Como modernizar uma cozinha branca?
Como quebrar o sigilo telefônico de um celular?
Como tirar o corpo da homeostase?
Quanto tempo vive o peixe tilápia?
Como fazer café torrado e moído?
Que horas tomar enzimas digestivas?
Como quebrar só a pontinha do ovo?
Como deixar a azeitona em conserva?
Quanto tempo demora para secar o rejunte do banheiro?
Quais os males que o hipotireoidismo pode causar?
Como está o signo de Áries hoje?
Como quebrar orgulho de alguém?
Como fazer hidratação de cabelo com aveia?