É necessário procurar um nutrólogo quando o paciente apresenta doenças crônicas, aquelas que precisam de tratamento contínuo, ou seja, que não se limitam apenas à mudança de alimentação e aumento de exercícios físicos.
O acompanhamento nutricional com um nutrólogo, seguido por exames periódicos, poderá alertá-lo em relação a inúmeros sintomas ou problemas de saúde, dos mais simples aos mais graves - incluindo alergias ou intolerâncias. Não deixe de fazer seu exame geral para manutenção de sua saúde e qualidade de vida.
O objetivo principal da primeira consulta é ouvir as queixas e esclarecer todas as dúvidas do paciente, quanto mais ele entender o propósito de cada modificação sugerida na sua rotina maior será o seu comprometimento com o tratamento e maiores serão os avanços obtidos em sua saúde e bem-estar.
O nutrólogo trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, visando o crescimento e desenvolvimento saudável através de hábitos alimentares mais corretos. O profissional de nutrologia trata doenças nutricionais como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto.
Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes. O nutrólogo também é quem pode prescrever medicamentos, quando necessário para tratar algum distúrbio ou doença.
O especialista considera a prática de atividade física essencial para o emagrecimento, mas faz um alerta: exercícios aumentam a fome. “É possível emagrecer treinando ou comendo menos. Se controlar a ingesta [conjunto de alimentos ingeridos], garanto que a pessoa emagrece.
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo. Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
Como todo médico, o profissional que deseja se tornar um nutrólogo deve concluir a graduação em Medicina em instituição de ensino aprovada pelo MEC e se especializar, por meio de residência médica e pós-graduação, na área de Nutrologia.
O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.”
Como cada vez mais a nossa alimentação influencia diretamente na qualidade da nossa saúde e no bem-estar, a preocupação com o que comemos e como ela se comporta no nosso organismo tem se tornado constante. O nutrólogo portanto, tem esse importante papel de nos ajudar a melhorar a relação com as refeições e produtos que consumimos.
O emagrecimento é o resultado do equilíbrio entre consumo e queima calórica. Possívelmente um Nutricionista seria o ideal para A conduta de novo Plano alimentar elaborado com qualidade e quantidades ideais ao seu objetivo. Importante frisar que Prescrição Dietoterápica é função exclusiva do Nutricionista, de acordo com a Portaria CFN 380/2005.
Qual o tipo de óleo se usa para molinete?
É normal a contenção ficar frouxa?
Quantos copos de 300 ml da 50 litros?
O que dificulta o empreendedorismo?
Onde colocar a Ametista no corpo?
Como pintar superfícies plásticas?
Com quantos anos se pode viajar sozinho de onibus?
Quanto custou game of thrones?
Quanto ganha o vencedor da libertadores?