Marie Skłodowska-Curie, nascida Maria Salomea Skłodowska, foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.
Marie Curie morreu em 1934, aos 66 anos, em um sanatório em Sancellemoz (Alta Saboia), na França, de anemia aplástica, causada por exposição à radiação durante sua pesquisa científica e seu trabalho radiológico em hospitais de campanha durante a Primeira Guerra Mundial.
As experiências do casal Curie com radiatividade geraram queimaduras, involuntárias ou não, já que ambos foram expostos a doses contínuas de radiação em sua pesquisa. Ambos tiveram sintomas relacionados ao envenenamento radiativo e Marie Curie morreu de anemia aplástica, em 1934, em decorrência de tal exposição.
Pierre Curie (1859-1906) foi um físico francês, pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezeletricidade e radioatividade. Junto com sua esposa, a física Marie Curie, conduziu estudos sobre os sais de urânio e descobriu um novo elemento químico, que chamou de rádio.
Morte de Marie Curie
Após décadas de exposição à radiação em seu ambiente de trabalho, Marie Currie morreu em 4 de julho de 1934, aos 66 anos, no sanatório de Sancellemoz, na cidade de Passy, na França.
20 curiosidades que você vai gostar
Instituto do Radium
A partir de 1918 sua filha mais velha, Irène, que mais tarde se casaria com o físico Frédéric Joliot, começou a colaborar na cátedra da mãe e, posteriormente junto com o marido, descobriu a radioatividade artificial. Isso valeu ao casal Joliot-Curie o Prêmio Nobel de Química em 1935.
Foi ela quem deu nome ao termo e descobriu dois novos elementos químicos: o rádio e o polônio. Seu primeiro Prêmio Nobel - pelas pesquisas sobre radiação, em 1903 - foi dividido com seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel. O segundo, em química, em 1911, deveu-se à descoberta do elemento rádio.
Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. ... As pesquisas realizadas por Marie resultaram na descoberta de dois novos elementos químicos: o polônio, que ganhou este nome em homenagem ao país natal dela, e o rádio.
Prêmio Nobel
Em 1903, Marie e Pierre dividiram o Prêmio Nobel de Física com Henri Becquerel pela descoberta da radioatividade e, em 1911, a cientista foi agraciada com o Prêmio Nobel de Química pela descoberta e pelos estudos em torno dos elementos rádio e polônio.
Sem saber dos riscos, Marie Curie carregava frascos de polônio e rádio no bolso do casaco e os guardava em sua escrivaninha. Em suas anotações, Marie dizia que os frascos ficavam luminosos e que essa era uma visão adorável. Foi assim que ela e seu marido descobriram a radioatividade.
Em 1898, o casal Curie tinha descoberto a existência dos elementos radio e polônio em sua pesquisa do pechblenda. Um ano após terem isolado o rádio, dividiriam o Prêmio Nobel de Física de 1903 com o cientista francês Henri Becquerel por suas investigações pioneiras da radioatividade.
A partir dessa pesquisa, Marie Curie descobriu a radioatividade, já que Becquerel não prosseguiu com seus estudos com o urânio. ... Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia. Sigla do elemento químico polônio.
O prêmio póstumo só é outorgado se a pessoa é anunciada como vencedora, mas morre antes da cerimônia do dia 10 de dezembro. Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, em 1903.
Sua vida pessoal também era bem agitada. Marie foi acusada de ter tido um caso com um homem casado logo após a morte de seu marido – e ainda contou com a manifestação de nada mais nada menos do que Albert Einstein em sua defesa. Marie Curie e seu marido, Pierre, não eram estranhos à imprensa.
A radioatividade tinha feito os Curie imortais. ... Ao contrário do que mostra o filme, no entanto, Marie nunca reconheceu os perigos da radiação e, mesmo hoje, os estudos laboratoriais e pertences pessoais do casal ainda são tão radioativos que não podem ser manuseados sem a proteção adequada.
Quando ainda jovem formou-se como bacharel em ciências e passou a trabalhar como instrutor de laboratório. Passados alguns anos as condições ideais para que retomasse seus estudos surgiram e durante seu doutorado estudou o magnetismo e criou a lei de Curie sobre o efeito da temperatura no paramagnetismo.
Com a ajuda do marido Pierre Curie, que era físico, Marie Curie explorou o mineral chamado pechblenda, descobriu os dois novos elementos já citados, e inventou o termo radioatividade, foi a partir daí que se intensificaram os estudos neste assunto.
Quase todos já ouviram falar sobre a descoberta da radioatividade, que é um fenômeno pelo qual os núcleos atômicos sofrem transformações e emitem radiações, podendo, nesse processo, formar novos elementos químicos. Costuma-se dizer que esse fenômeno foi descoberto, acidentalmente, por Henri Becquerel, em 1896.
O que fazer quando parece que a cabeça vai explodir?
Que horas fecha o mercado forex na sexta?
Como perder barriga de um dia para o outro?
Qual jogador tem mais gols de pênalti na história?
Quais são os deveres de um vigilante?
Quando digito a letra o Aparece o número 6?
Qual é a função do MAC na arquitetura de redes?
Qual é a origem do nosso planeta?
Como se escreve consertar ou concertar?
Como aprender a demonstrar afeto?
Como funciona a Calçada da Fama?
Qual a relação das vitaminas A D Eek com os lipídeos?
Quais frutas não podem misturar?
O que diz a lei sobre ponto facultativo?