a agua entra na esponja carregando alimento. Celulas especiais denominadas coanócitos revestem o atrio e capturam o alimento, a agua é eliminada por um orificio chamado de osculo.
Ciclo da Água na Natureza O calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenômeno da Evaporação. Nesse momento, ocorre a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera.
As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
A água entra no interior das esponjas pelos poros, estes formados por células denominadas porócitos, que se encontram lado a lado com os pinacócitos: células achatadas, formadoras da epiderme. ... Células presentes no mesênquima, denominadas arqueócitos, dão origem a espermatozoides e óvulos.
As Esponjas obtem alimentos e oxigênio a partir desta água corrente. A água que flui também realiza resíduos.
O sol é responsável pela circulação de água na terra.
O ciclo da água envolve a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como os processos metabólicos dos seres vivos. ... Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se.
As esponjas se reproduzem de forma assexuada e sexuada. Na reprodução assexuada ocorre a produção de um broto que cresce e se destaca da esponja e na reprodução sexuada uma esponja macho produz o espermatozóide que fecunda o óvulo da esponja fêmea.
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
Da mesma forma, esse “sistema circulatório” da água mantém as esponjas limpas, porque permite remover resíduos. Com base nessas premissas, pode-se dizer que o sistema circulatório das esponjas consiste na absorção de água através dos poros de suas paredes externas.
Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo.
Elas são animais exclusivamente aquáticos, sendo encontradas tanto em ambiente dulcícola quanto marinho. Nos oceanos, onde são mais abundantes, podem ser encontradas desde águas rasas próximas à costa, até zonas abissais. Como vimos acima, quando adultas as esponjas são animais bentônicos sésseis, ou seja, encontram-se fixadas sobre o substrato.
Muitas esponjas apresentam relações de comensalismo com outras espécies. É comum que pequenos peixes, moluscos e crustáceos, utilizem o interior da esponja como abrigo de predadores. Outras espécies desovam no interior das esponjas para que suas larvas e jovens se desenvolvam num refúgio seguro.
Quanto tempo demora para cicatrizar a bexiga?
O que acontece depois das alegações finais?
Como descobrir se tem escuta no ambiente?
Qual a melhor desculpa para pegar atestado médico?
Pode colocar o sobrenome do pai primeiro?
Qual o melhor cigarro para começar a fumar?
O que acontece com a quebra de condicional?
É verdade que se quebrar o espelho tem 7 anos de azar?
Quantos neutrinos atravessam a Terra?
Qual o melhor chá caseiro para dor na coluna?
Quais são as escalas utilizadas na UTI?