Quando há conexão entre processos?

Pergunta de Salvador Daniel Cunha em 27-05-2022
(50 votos)

55. Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir. §1º Os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, salvo se um deles já houver sido sentenciado.

O que significa conexão entre processos?

O legislador brasileiro optou por conceituar conexão no art. 55 do CPC: “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações, quando lhes for comum pedido ou a causa de pedir.” Há, ainda, a previsão expressa de uma regra aberta de conexão em razão do vínculo entre os objetos litigiosos de dois ou mais processos.


Quando pode ser alegada a conexão?

A conexão é matéria que deve ser alegada em preliminar de contestação, nos termos do art. 301 , VII do CPC , sendo, portanto, inadequada a discussão via exceção de incompetência.

O que é uma ação conexa?

A forma correta é Ação Conexa! 1) Conceito: ocorre quando duas ou mais ações, diante dos conhecidos elementos da ação (partes, pedido e causa de pedir), têm o mesmo pedido ou a mesma causa de pedir.

O que é causa conexa?

O caput do artigo 55 assenta serem conexas as causas ou ações que tiverem o mesmo pedido ou causa de pedir, buscando evitar que haja decisões conflitantes ou contraditórias entre si.

Conexão e Continência no CPC l Você sabe a diferença?


24 curiosidades que você vai gostar

Quem pode alegar conexão?

Havendo conexão ou continência, o juiz, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pode ordenar a reunião de ações propostas em separado, a fim de que sejam decididas simultaneamente. Caso o réu verifique a existência de conexão entre duas ações, deve arguir essa matéria em sede de preliminar de contestação.

O que é conexão no processo penal?

A conexão é forma de fixação da competência jurisdicional e consiste no vínculo que se estabelece entre duas ou mais infrações penais, de onde decore a necessidade de se efetuar a reunião de processos para julgamento conjunto.

Qual a diferença de conexão e continência?

A diferença entre a conexão e a continência reside no fato de que, enquanto na conexão as causas veiculam segmentos diversos de uma mesma relação jurídica de direito material, na continência a causa contida veicula apenas uma parte da relação jurídica de direito material veiculada na causa continente.

Qual o objetivo da conexão?

A conexão é fato jurídico processual que normalmente produz o efeito jurídico de determinar a modificação da competência relativa, de modo a que um único juízo tenha competência para processar e julgar todas as causas conexas. A conexão tem por objetivo promover a economia processual.



Outras questões

Quantos dias desmama porco caipira?

Qual o perigo do trovão?

Quanto mais Mega melhor a internet?

O que são políticas de inclusão?

Qual a importância do ensino de matemática para os alunos?

Quais são os 5 elementos atmosféricos?

Qual banco 626?

O que é o amor para Nietzsche?

O que é um amplificador de sinal de TV?

O que é linguagem subjetiva exemplos?

Quais são as dimensões do processo de aprendizagem?

Quantos estômago tem uma vaca?

Como medir o QI de uma pessoa?

Quais são os analgésicos mais poderosos conhecidos?

Como funciona um gotejador?

Como se vestir em novembro em Paris?

O que gera o campo magnético da Terra?

O que diz o artigo 218 do Código de Trânsito?

Porque criar uma senha forte?

Como colocar 21 em todos os contatos?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com