O anúncio aconteceu depois de quase 50 anos de pesquisas desde que Higgs publicou um documento sobre a chamada "Partícula de Deus" em 1964.
A expressão vem de um livro do físico ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman, cujo esboço de título era "A Partícula Maldita" ("The Goddamn Particle", no original), em alusão às frustrações de tentar encontrá-la.
São Paulo - O britânico Peter Higgs e o belga François Englert ganharam nesta terça-feira (8) o prêmio Nobel de física de 2013 por preverem a existência do bóson de Higgs, a partícula-chave que explica por que a matéria elementar tem massa.
O bóson de Higgs é popularmente conhecido como a “partícula de Deus”. Esse nome teve origem em um livro muito popular, escrito no de 1993, chamado de “Partícula de Deus”, escrito pelo físico Leon Lederman, ganhador do prêmio Nobel de Física de 1998.
O Prêmio Nobel de Física de 2013 foi oferecido nesta terça-feira (8) ao belga François Englert e ao britânico Peter Higgs por seus trabalhos teóricos sobre como as partículas adquirem massa, propostos separadamente em 1964. ... A referida partícula ficou conhecida como o "bóson de Higgs" ou, ainda, "partícula de Deus".
37 curiosidades que você vai gostar
O bóson de Higgs foi teoretizado, em 1964, por Peter Higgs e por François Englert, além de outros quatro físicos teóricos. Entretanto, o primeiro experimento capaz de comprovar a existência dessa partícula só foi realizado em 2013, por meio do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadrons Collider).
A “partícula de Deus” uniria todas as partículas conhecidas da matéria (férmions) e os transportadores das forças que agem sobre elas (bósons). De acordo com a teoria que envolve o Bóson de Higgs, as partículas formam átomos e as forças agem sobre a matéria.
As 7 partículas subatômicas mais importantesNeutrino.Elétron.Glúon.Bósons da força fraca.Fóton.Gráviton.
Procurado há quase meio século pelos físicos, o bóson de Higgs é uma chave fundamental para entender por que partículas elementares têm massa e poderá levar até mesmo a uma nova compreensão da origem do Universo e da vida.
Segundo a teoria, o Bóson de Higgs deu massa à matéria expelida pelo Big Bang há 14 bilhões de anos, o que permitiu o surgimento de tudo o que existe no cosmos.
Segundo a teoria de Gell-Mann, cada próton e nêutron é construído exatamente de três dessas partículas — dois quarks up e um quark down no caso dos prótons, e um up e dois downs para o nêutron.
Bósons são as partículas responsáveis pela interação existente entre os férmions. Diferentemente deles, essas partículas não apresentam problema em ocupar o mesmo lugar no espaço e ao mesmo tempo. Apresentam spin inteiro, não possuem massa e podem apresentar carga elétrica.
O Bóson de Higgs, também conhecido como partícula de Deus, pode destruir o universo a qualquer momento, de acordo com uma declaração feita oficialmente por Stephen Hawking.
Um grupo internacional de cientistas, com participação de brasileiros, detectou antipartículas de núcleos de hélio-4 num experimento realizado nos Estados Unidos. Segundo os estudiosos, trata-se da antimatéria mais pesada já produzida e medida em laboratório.
Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. “Ele pode ter 4 x 10-33 grama,”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Isso equivale a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama – e dá uma massa 100 milhões de vezes menor que a do próton, que tem 1,67 x 10-24 grama.
Os 12 partículas elementares da matéria são, os seis quarks (Up, Charm, Top, Down, Strange, Bottom) os três elétrons (elétron, múon, tau) e os três neutrinos (elétron, múon, tau).
Constituíntes básicos de um átomo. Prótons, nêutrons e elétrons são elementos constituintes de um átomo. No núcleo dos átomos, encontram-se os prótons e nêutrons. Ao redor do núcleo, estão os elétrons.
Definiram, então, que os átomos são formados por elétrons, prótons e nêutrons. A divisão atômica é feita da seguinte forma: Na parte central do átomo está concentrado o núcleo. Dentro desse núcleo encontramos prótons e nêutrons, que são também conhecidos como nucleons.
As partículas da língua japonesa, joshi (じょし) ou teniowa (てにをは) são sufixos da gramática japonesa que seguem ou modificam um substantivo, verbo, adjetivo ou sentença. Elas possuem uma grande variedade gramatical e podem ter vários significados ou funções, como expressar a emoção e a intenção do falante.
Dois conceitos físicos estão presentes aqui: o aumento de velocidade da partícula carregada, sua aceleração, ocorre devido à presença de um campo elétrico, sendo que a mudança de trajetória (quando é curvada) resulta da ação de um campo magnético.
Há na natureza quatro tipos de interações fundamentais: gravitacional, eletromagnética, forte 5. e fraca. Cada uma delas é devida a uma propriedade fundamental da matéria: massa (interação gravitacional), carga elétrica (interação eletromagnética), cor (interação forte) e carga fraca (interação fraca).
O LHC vai tentar confirmar experimentalmente a existência do chamado campo de Higgs, que explica a massa dos quarks individuais, dos elétrons e de algumas outras partículas. Ocorre que o campo de Higgs também cria a massa a partir das flutuações do vácuo quântico.
Os férmions são as partículas que possuem o spin semi-inteiro e obedecem o princípio de exclusão de Pauli, que diz que férmions idênticos não podem compartilhar o mesmo estado quântico. Os bósons possuem o spin inteiro e não obedecem o princípio de exclusão de Pauli.
O CERN é responsável por diversos experimentos que foram construídos através de colaborações internacionais. A principal função do CERN é fornecer os aceleradores de partículas e outras infraestruturas necessárias para a investigação de partículas sub-atômicas que explicam como o universo é formado.
Quantas vezes posso recorrer de uma sentença criminal?
Quais as fases de recurso de multa?
Como recorrer da decisão do INSS?
Como instalar o Skype no Linux Mint?
É possível recorrer de uma decisão interlocutória no processo que tramita sob a competência do JEC?
Como colocar imagem como plano de fundo no Canva?
Como recortar uma imagem e colar no Word?
Como recortar print no Windows?
Como recorrer de multa de zona azul?
Como a cadeia Polipeptídica é sintetizada?
Como recorrer de multa de trânsito calçadas?
Como acontece a nutrição dos seres vivos?
Como recorrer a taxa de isenção do Enem?
Como ocorre a nomeação e a remuneração do administrador judicial?
Como recorrer da notificação de suspensão do direito de dirigir?
Como recorrer em caso de reprovação escolar?
Como ocorre a necrose gordurosa?