Se - Conheça as funções dessa palavra
A partícula se pode aparecer na frase como: Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.
Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.
Muitos andam preocupados com a língua portuguesa e o estado em que ela se encontra. Por mim, digo-vos isto: pensem antes no futuro.
Pronome “se”: funções e como usar! Aprenda a utilizar adequadamente as diferentes funções do pronome “se” em seu texto e veja exemplos de cada uma das funções! Você sabia que o “se” tem diversas funções e, por isso, pode ter diversos usos?
Nessa situação, a palavra “se” tem a finalidade de indeterminar o sujeito. Isso acontece com os verbos transitivos indiretos e eles são conjugados na terceira pessoa do singular, ou seja, eles não são flexionados para o plural e, portanto, ficam no singular. Um exemplo disso seria a seguinte frase:
A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito). Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador.
Como usar o Wi-fi da Oi na rua?
Como ler sem pronunciar as palavras mentalmente?
Como ler o diagrama de acordes?
Quais são os gatilhos da ansiedade?
Como funciona o aplicativo do Uber 99?
Como funciona uma empresa Eireli?
O que é Wi-fi integrado na TV?
O que significa Imposto de Renda regressivo?
Como conseguir Work Holiday Visa Canadá?
O que é o controle integrado de pragas?
Como território brasileiro foi dividido no início da colonização?