Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. Para você não se perder, acompanhe a conjugação completa: eu vejo.
Afinal, o correto é “se eu vê-lo” ou “se eu o ver”? Uma vez que uma e outra possibilidades se iniciam com a conjunção se, não há fugir disto: trata-se de futuro do subjuntivo. De outra parte, ficou claro que este tempo verbal repele a posposição do pronome. A essa luz, a opção “se eu vê-lo” não se justifica.
1. Vê-se. Reconhecer ou perceber. Vê-se que não adianta insistir em uma pessoa que não presta.
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
e na 3. pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.
Significado de Velo substantivo masculino Lã de carneiro, ovelha ou cordeiro. Pele de animal lanígero com a respectiva lã; velocino. Lã cardada.
A mesóclise deve ser usada em duas situações: Orações em que o verbo esteja no futuro do presente. Exemplo: Ouvir-te-ei sempre que quiseres. Orações em que o verbo esteja no futuro do pretérito.
1 observa-se, identifica-se, nota-se, constata-se, percebe-se, repara-se, adivinha-se, conhece-se, distingue-se, avista-se, divisa-se, enxerga-se, sente-se, ouve-se, escuta-se, cheira-se. Constata-se a verdade: 2 verifica-se.
O verbo ver tem sua origem na palavra em latim videre. É frequentemente utilizado pelos falantes, possuindo vários significados. Devemos utilizar este verbo sempre que quisermos referir o ato de enxergar, assistir, visitar, distinguir, observar, avaliar, lembrar, imaginar, descobrir e atender.
É indispensável saber que a palavra “vê” é do verbo ver no presente do indicativo ou imperativo, e se encontra na terceira ou segunda pessoa do singular. Quando falamos “ver” significa que o verbo se encontra no infinitivo.
Uma regrinha útil para não se confundir na hora de escrever o verbo “ver” é observar se o mesmo encontra-se acompanhado de verbos auxiliares (uma classe de verbos que acompanham o verbo principal), em frases com preposição (palavra invariável que liga dois elementos na oração) ou se indica ação do futuro.
Vê ou ver: quando devo usar cada um? Em algumas regiões do nosso imenso país, a pronúncia do R em final de palavra é tão fraquinho que quase desaparece: em Minas Gerais, por exemplo, na fala coloquial pronuncia-se “colocá”, “brincá” e “nadá” em vez do soante “colocar”, “brincar” e “nadar” dos paulistas.
Como saber se uma pessoa está tendo uma parada cardiorrespiratória?
Quando e como o futebol chegou ao Brasil?
Como saber se uma pessoa tem outro perfil no Facebook?
Como o fermento biológico faz a massa crescer?
Como descobrir o número desconhecido?
Quantos TIM Beta posso ter no meu CPF?
Como saber se sou autoritária?
Como o funcionário é tratado na fábrica Ele tem consciência do que está produzindo?
Quem tem depressão pode ficar feliz?
Como saber o meu DNS do meu roteador?
Como o futebol pode contribuir para educação?
Como saber quantos DPI tem meu monitor?
Como o futebol americano surgiu no Brasil?