De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), há 87% de chance de a La Niña continuar dessa forma, com repercussões esperadas em todo o mundo. Também parece cada vez mais provável que o El Niño se desenvolva no próximo verão 2022/2023.
O La Niña está de volta pelo segundo ano consecutivo.
"As condições do La Niña se desenvolveram e devem continuar com 87% de probabilidade entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022", informou a agência.
No Brasil, além do efeito do La Niña, há influência de um fenômeno de longo prazo chamado de Oscilação (Inter) Decadal do Pacífico ou ODP. A oscilação vem fazendo com que as regiões Sudeste e Centro-Oeste recebam chuva abaixo da média nos verões há pelo menos dez anos. E em 2022, isso não será diferente.
Valores abaixo de -0.5 indicam La Niña e acima de 0,5 indicam El Niño. E valores entre os dois indicam a fase neutra. As previsões mostram a intensificação da La Niña desde o trimestre de outubro/novembro/ dezembro até o trimestre de 2022 fevereiro/março/abril.
A probabilidade do fenômeno La Niña permanecer no Rio Grande do Sul até o final do verão 2022 está acima dos 80%, de acordo com os modelos de previsão para definição do evento El Niño Oscilação Sul (ENOS) do International Research Institute for Climate and Society (IRI), utilizados pelo Conselho Permanente de ...
23 curiosidades que você vai gostar
Ou seja, as temperaturas registradas no outono devem ser mais baixas que o normal. "Os efeitos desse fenômeno poderão ser vistos ao longo do outono e uma das principais expectativas é o frio precoce", informou a Climatempo. Em abril, as temperaturas mínimas já devem ficar abaixo da média no centro-sul do país.
Portanto, a La Niña perderá força gradativamente até chegar ao seu fim no final no outono de 2022, aproximadamente.
Época em que historicamente ocorrem pancadas de chuvas passageiras e localizadas em dias mais quentes e umidade alta, o verão de 2022 será de muito calor, porém, intercalado com chuvas, que em alguns casos poderão ser intensas e acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas.
Já o inverno de 2022 começará no dia 21 de junho e as previsões dão conta de que, em algumas regiões, a estação será parecida com o que ocorreu em 2021. Ainda não há previsões concretas para o tempo da estação, mas o frio deve marcar a estação, especialmente no sudeste e o sul do Brasil.
O último El Niño ocorreu em 97-98 e foi de grande intensidade, causando prejuízos em várias partes do mundo.
Última modificação 02/12/2021 16h02 . Nesta terça-feira (30), foi publicado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), um informe sobre a influência do La Niña sobre as temperaturas e chuvas. De acordo com o texto, o fenômeno climático que se desenvolveu pelo segundo ano consecutivo deve durar até o início de 2022.
No Brasil, o La Niña provoca os efeitos opostos, com a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste. Além disso, o La Niña provoca a queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.
PANTONE 17-2624 Rose Violet.
Para o período entre fevereiro e abril de 2022, a simulação da Universidade de Colúmbia indica manutenção da chuva abaixo da média no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, além de boa parte do Uruguai e Argentina, comprometendo o desenvolvimento agrícola.
Na tarde da próxima terça-feira, dia 21 de dezembro, mais precisamente às 12h59 (Hora de Brasília), começa o verão no hemisfério Sul. A estação mais quente do ano terminará em 20 de março de 2022, às 12h33 quando terá início o outono.
O verão 2021/2022 teve início em 21/12/2021 e termina em 20/03/2022. Março é o último mês do verão e as médias históricas de chuva têm grande redução, em relação à janeiro, sobre o Sudeste e o Centro-Oeste.
O início de 2022 tem sido marcado por chuvas constantes em na maior parte do Brasil. De acordo com pesquisadores, os fatores naturais do verão combinados com o fenômeno La Niña e um Atlântico Tropical mais quente explicam, em parte, o volume de chuvas que causaram – e seguem causando – diversos transtornos no país.
Vamos ter pancadas de chuva, de forte intensidade, vários temporais e também condições para alagamentos e eventuais enchentes principalmente durante o mês de janeiro na região da Grande São Paulo. Mesmo assim, a previsão é de que chova menos do que a média normal nos meses de janeiro, de fevereiro e também de março.
O outono de 2022 vai começar no dia 20 de março, domingo, às 12h33. A estação dura três meses e, portanto, vai até o dia 21 de junho, quando chega o inverno no hemisfério sul. Neste período, o clima quente e úmido e a chuva começam a diminuir. O céu fica mais azul e a temperatura fica mais baixa.
Trench coat, luvas e mais tendências: Outono/Inverno 2022 vem mais elegante do que nunca. Após quase um mês de desfiles, as Semanas de Moda internacionais da temporada chegaram ao fim e, pelo visto, o Outono/Inverno 2022 será um dos mais elegantes dos últimos tempos.
Pantone revelou sua Cor do Ano para 2022; 17-3938 Very Peri, uma cor totalmente nova "cuja presença corajosa estimula a inventividade e a criatividade pessoais".
A cor do ano de 2022, segundo a Pantone, Very Peri , é um tom de azul arroxeado super vibrante. O tom brilhante e super alegre, que instiga a criatividade, transmite um ar enérgico para as suas produções. No ano passado o Orquid Flower já deu alguns indícios de que seria um grande sucesso.
Consequências do La Niña
A mudança climática é a principal consequência do acontecimento. Além dessa alteração, os padrões de vento mudam, tal como as chuvas. Isso acontece em várias regiões do mundo e prejudica as plantações e, consequentemente, afeta a economia.
O La Niña é um fenômeno natural que consiste no resfriamento anômalo das águas do Pacífico. ... Os efeitos do La Niña são sentidos em diversas localidades, como é o caso do Brasil. No país, há um aumento no volume de chuvas no Norte e Nordeste, bem como secas e temperaturas muito elevadas na região Sul.
No Brasil, alguns dos efeitos sentidos são: aumento de chuvas nas regiões norte e nordeste, estiagem no centro-oeste e no sul. Tendo em vista todas essas mudanças que El Niño e La Niña causam, os efeitos socioambientais e econômicos são muitos.
Quais famosos são do signo de gêmeos?
Qual das alternativas descreve o processo de necrose por liquefação?
Como inserir caracteres especiais no Word?
Como se classificam às famílias?
Qual o objetivo da Escola dos Annales?
Qual a diferença de ônibus semi leito e executivo?
Para que serve o losartana 50mg?
Quanto rende 4 milhões de reais na poupança?
Quais os tipos de encargos sociais?
Qual é o instrumento mais fácil de aprender?
Como sair do Gmail de outros dispositivos pelo celular?
Como renovar contrato de aluguel na pandemia?
Quais são os tipos de multas graves e gravíssimas?
Pode passar álcool 70 no porcelanato?
Qual a importância de se acompanhar e analisar o ciclo de caixa em uma empresa?