Quando ainda era príncipe regente, dom João veio para o Brasil, em 1808, porque as tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte estavam chegando para invadir Portugal. Com ele vieram a família real e a corte portuguesa, totalizando mais de 10 mil pessoas, em dezenove navios.
Antes de desembarcar na capital do Brasil, Dom João aporta em Salvador da Bahia, antiga capital da colônia. Ali, institui a primeira Faculdade de Medicina do Brasil e decreta a Abertura dos Portos às Nações Amigas.
A esquadra portuguesa, com o príncipe-regente, aportou assim, em Salvador, em 22 de janeiro de 1808, após 54 dias de viagem.
Na medida em que a tensão crescia, o que d. João fez como medida cautelar foi reforçar as defesas do país na fronteira com a Espanha, entre 1804 e 1807, segundo pontuam as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling|1|.
A ameaça do imperador francês de invadir o reino de Portugal e a dívida econômica com a Inglaterra fizeram com que o príncipe regente Dom João VI decidisse pela fuga para o Brasil.
30 curiosidades que você vai gostar
Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.
O imperador francês, Napoleão Bonaparte, havia colocado em prática uma política militar expansionista, com intuito de estender seu domínio sobre toda a Europa. ...
Antes da vinda da família real, o Brasil era apenas uma colônia. ... Isso não significa dizer que não estivessem ocorrendo mudanças nas preocupações do Estado, mas tão somente que elas só se acentuariam a partir de 1808, com a transferência da Corte para o Brasil.
A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi a aceleração do processo de independência do país. ... As medidas político-administrativas de Dom João fizeram com que a Inglaterra acentuasse o interesse no comércio com o Brasil. Essa condição fica clara com a abertura dos portos às nações amigas.
Rio de Janeiro - História da Cidade - A família real aportando em Salvador. A família real portuguesa aportou em Salvador, situada na capitania da Bahia de Todos os Santos, em 22 de janeiro de 1808. O príncipe regente D.
Entre 1808 e 1821, período de permanência da família real portuguesa no Rio de Janeiro, o Brasil deixou de ser uma colônia atrasada, isolada e proibida e pavimentou seu caminho para a Independência. ... A fuga da corte para o Brasil foi resultado da pressão exercida sobre a coroa portuguesa por Napoleão Bonaparte.
A família real parte de Lisboa em Novembro de 1807 e chega ao Brasil em Janeiro do ano seguinte. Foi uma viagem com alguns perigos. A corte teve de se alimentar da comida de bordo infestada por insetos, foram atacados por uma praga de piolhos e também sofreram os efeitos de uma tempestade.
A vinda da família real para o Brasil, evento também conhecido como transferência da corte portuguesa para o Brasil, foi um acontecimento que se deu na passagem de 1807 e 1808 e foi consequência da invasão de Portugal por tropas francesas durante o período napoleônico. ... João VI) ordenou a mudança da corte para o Brasil.
Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como príncipe regente.
O mistério sobre a morte do rei D. João VI parece estar esclarecido: foi assassinado com arsénio. É o primeiro regicídio da nossa História.
Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico. Duas medidas de destaque foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815.
A vinda da família real trouxe como benefício a abertura dos portos as nações amigas; instalações de fábricas; criação da imprensa régia; criação do banco do Brasil; casa da moeda, do jardim Botânico, da Biblioteca e do teatro Real, e das escolas de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro.
A Independência do Brasil
O processo de Independência do Brasil foi o fator mais marcante com a vinda da família Real para o Brasil. Em 1815, o Brasil foi declarado reino unido ao de Portugal e Algarves, deixando, assim, de ser uma colônia.
Nessa época foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc.
Principais consequências da Abertura dos Portos às Nações Amigas: - O decreto descontinuou o Pacto Colonial, que até então só permitia o comércio entre a colônia (Brasil) e sua Metrópole (Portugal). Portanto, possibilitou o fim do monopólio colonial.
As mudanças no país eram inúmeras, mas os ventos do separatismo só foram soprar-se nele a partir de 1820. ... Nessa data, o país foi elevado à condição de reino e passou a não ser mais colônia portuguesa, mas sim parte do reino de Portugal. Com isso, esse último passou a chamar-se Reino de Portugal, Brasil e Algarves.
"Se não me engano, Napoleão tem a ver com a Revolução Francesa ou com a expulsão da família real que veio para o Brasil, fundou o Jardim Botânico, o Banco do Brasil, ...", arrisca Vinícius, estudante de engenharia de Aracaju.
O bloqueio de 1806 estendeu-a à Europa como resultado das vitórias militares de Napoleão. Contribuiu para isso a derrota francesa na batalha naval de Trafalgar, em 21 de outubro de 1805. Não podendo vencer militarmente a Grã-Bretanha, a opção restante para Napoleão era derrotar os britânicos economicamente.
A falta de suprimentos, os ataques surpresas das tropas russas, as doenças e o frio russo dizimaram o exército francês.
A vinda foi consequência direta do Período Napoleônico e do desentendimento existente entre França e Portugal na questão do Bloqueio Continental. Com isso, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou-se no Rio de Janeiro, junto à toda estrutura de governo de Portugal.
Quanto em quanto tempo é a Copa América?
Porque a barriga aumenta com a idade?
Qual é o banco mais confiável do Brasil?
O que são cidadanias ativa e passiva?
O que é pobreza e extrema pobreza?
Qual Flor se leva no cemitério?
Qual o valor de meio metro de pedra?
Como saber se seu engajamento está bom?
Quantas espécies de seres vivos existem no mundo?
Foi o criador do suprematismo?
O que são substâncias não magnéticas?
Como deve se comportar uma pessoa tolerante?
Quais bactérias a ceftriaxona combate?