As origens da literatura de Portugal encontram-se no período que recebeu o nome de Trovadorismo, que vai de 1198 (ou 1189) a 1418.
O Trovadorismo teve suas primeiras manifestações por volta do século XI e XII, em um período da Idade Média em que os países que conhecemos hoje estavam em formação. O modelo social vigente era o Feudalismo, e a principal força político-religiosa da época era a Igreja Católica.
É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
O Trovadorismo em Portugal marca seu início com a obra “A Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós, escrita no final do século XII. Esse movimento influenciou as novas escolas literárias portuguesas e, posteriormente, a literatura brasileira.
A Cantiga da Ribeirinha, conhecida também pelo nome de Cantiga da Garvaia, é considerada o marco inicial do movimento trovadoresco. Ela foi escrita por Paio Soares de Taveirós, em 1189. Esse período da literatura portuguesa perdura até o desenvolvimento do Quinhentismo, em 1418.
25 curiosidades que você vai gostar
Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas (poesias cantadas) com o acompanhamento de instrumentos musicais. A reunião em livro dos manuscritos ficou conhecida como “Cancioneiro”.
O marco inicial do humanismo literário português foi a nomeação de Fernão Lopes para cronista-mor da Torre do Tombo, em 1418. O movimento com foco na prosa, poesia e teatro, terminou com a chegada do poeta Sá de Miranda da Itália em 1527.
Autores e obras do TrovadorismoArnaut Daniel, francês, século XI;Bernart de Ventadorn, francês, 1130-1200;Dom Afonso X, espanhol, 1221-1284;Dom Dinis, português, 1261-1325;Fernão Rodrigues de Calheiros, português, século XIII;Guilhem de Peitieu, francês, 1071-1126;João Garcia de Guilhade, português, século XIII;
As cantigas de amor são escritas na primeira pessoa, nela o eu-lírico se mostra complemente submisso à mulher amada. Um dos trovadores de maior destaque nesse tipo de cantiga foi D. Dinis, ele escreveu 138 textos.
Como pagar boleto com desconto pelo celular?
Qual valor máximo para pagar boleto?
O que pode causar câncer de testículos?
Como trabalhar o respeito com os alunos?
Quem deve reter o IR sobre aluguel?
Quais são os sintomas da alergia emocional?
Como saber se um Smartwatch é original?
Como ativar a função Mercado crédito?
Como saber o motivo de bloqueio judicial em conta corrente?
Tem como pagar boleto com dois cartões?
Como saber se o FGTS está bloqueado?