Quando cabe recurso para o STJ?

Pergunta de Cláudio Fábio Andrade Antunes Mota em 27-05-2022
(39 votos)

O recurso especial é cabível quando a decisão recorrida: - contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; - julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; - der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

Quais recursos cabe no STJ?

I - recurso ordinário, nos casos previstos no art. 102, II, a, da Constituição; II - recurso extraordinário, nos casos previstos no art. 102, III, a, b e c, da Constituição.


Qual recurso contra acórdão do STJ?

Recurso especial contra acórdão em agravo de instrumento que desafia decisão interlocutória. Não conhecimento. O recurso especial, como vem definido na Constituição Federal (art. 105, III), é instrumento hábil a enfrentar os julgados provenientes de causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais.

É possível recorrer de decisão do STJ?

Pode ser possível recorrer das decisões, para que o STJ defina qual é a mais adequada. Essa decisão do STJ passa então a orientar as demais cortes. Desde 2008, os recursos especiais podem ter caráter repetitivo. Isso ocorre quando há múltiplos recursos com fundamento na mesma questão legal.

Quando cabe recurso ordinário no STJ?

São três as hipóteses de cabimento do recurso ordinário constitucional para o STJ. A primeira se dá com o julgamento do habeas corpus, em única ou última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais de Justiça dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão for denegatória.

Direito Processual Civil - Recursos para STJ e STF


36 curiosidades que você vai gostar

Quando é cabível o recurso ordinário?

Recurso Ordinário Constitucional – Art. 1.027 do CPC:É cabível contra decisão denegatória de Habeas Corpus ou Mandado de Segurança, que foi proferida em segunda instância ou por Tribunal Superior. Deste modo, pode ser interposto perante o Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.

Quando usar o recurso ordinário constitucional?

É o recurso cabível contra decisão denegatória de habeas corpus ou mandado de segurança, proferida em segunda instância ou por Tribunal Superior. Portanto, pode ser interposto perante o Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.

O que acontece quando um processo vai para o STJ?

O STJ é um tribunal de precedentes. Quando há um conjunto de decisões judiciais que interpretam determinada norma da mesma forma, cria-se jurisprudência. Esta jurisprudência, estável e sólida, é o que deve orientar os magistrados de todo o país na solução de conflitos.

Quando cabe agravo interno no STJ?

259. Contra decisão proferida por Ministro caberá agravo interno para que o respectivo órgão colegiado sobre ela se pronuncie, confirmando-a ou reformando-a. § 1º O órgão do Tribunal competente para conhecer do agravo é o que seria competente para o julgamento do pedido ou recurso.



Outras questões

Quais principais defesas filosóficas defendidas por John Stuart Mill?

Quais são as matérias de Ciências da Natureza?

Como saber se o bebê não ouve?

O que é ser inclusivo?

O que os autistas não podem comer?

Quais os tipos mais comuns de dor?

Quantos amigos tinha Jesus?

O que é tendão e Aponeurose?

O que significa juntada a petição de manifestação dados bancários?

Quanto tempo dura uma contratura muscular?

Quantas HQs do Homem Aranha existem?

Qual é o limite de faltas na escola?

Quais são as doenças causadas por metais pesados?

O que é a categoria ACC?

Quais são os tipos de gordura localizada?

Quantos animes você tem que ter para ser otaku?

Quanto tempo demora Recurso Ordinário 1 instância INSS?

Quais são as palavras imperativas?

Qual o certo a ou a?

O que é doença de Graves na tireoide?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com