Uma lei pode retroagir, desde que respeite os três limites. Todavia, há uma grande exceção constitucional à regra, como veremos. O art. 5º, XL, estabelece que “lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu”.
Como é de conhecimento de todos, a lei, em regra, é feita para valer para o futuro. A regra adotada pelo ordenamento jurídico é de que a norma não poderá retroagir, ou seja, a lei nova não será aplicada às situações constituídas sobre a vigência da lei revogada ou modificada (princípio da irretroatividade).
No Direito, retroatividade é a aplicação de uma lei para fatos anteriores à sua vigência. Ora, a regra é a de que nenhuma lei é feita para disciplinar o passado, e sim o presente e o futuro, donde dizer-se que vigora no Brasil o princípio da irretroatividade das leis.
A lei penal mais favorável é aplicada mesmo que o fato punível tenha sido julgado, com trânsito em julgado (retroatividade) ou mesmo que tenha sido revogada com o advento da lei nova (ultra-atividade).
O ordenamento jurídico brasileiro não permite aplicação retroativa de norma punitiva maléfica e afrontaria à razoabilidade o afastamento da regra geral (tempus regit actum) para aplicação de nova norma de igual punição àquela vigente na data do seu fato gerador.
44 curiosidades que você vai gostar
O princípio do tempus regit actum prevê que o momento que o título da entrada no protocolo é que define quais serão as regras aplicadas àquele caso.
Supremo Tribunal Federal entende que às normas que não são genuinamente processuais penais, a exemplo do art. ... Assim, a norma infraconstitucional processual penal que tenha reflexos em norma penal (sobretudo a de direito penal material constitucional), não pode retroagir se maléfica ao réu.
A regra em direito é “a aplicação da lei vigente à época dos fatos (tempus regit actum). No campo penal não ocorrer de maneira diversa: ao crime cometido em determinada data, aplica-se a lei penal vigente exatamente no mesmo dia, ainda que posteriormente venha a ser proferida na sentença.
E o que isso quer dizer? Bem, significa que, em geral, a lei rege os fatos praticados durante sua vigência. A lei não pode alcançar fatos ocorridos antes de seu início e nem ser aplicada àqueles ocorridos após sua revogação (extinção).
Como saber a hora de usar a vírgula?
O que acontece depois de tirar as amígdalas?
Como preparar a madeira de pinus?
Como saber a hora que eu nasci?
Quais os sintomas de metástase?
Como saber quando trocar a lâmina de barbear?
Como é definida a data da Sexta-feira Santa?
Como limpar álbum de casamento?
Como saber a idade dos bovinos pelos dentes?
Como deixar o vaso sanitário branco com bicarbonato?
Como lixar madeira envernizada?
Como ver a gramatura do caderno?
Como saber o tipo de hibridização?
Como saber a idade de uma pessoa pelo CPF?
Como saber a idade de uma cobra?
Como calcular desnível de água?