Quem descobriu a energia elétrica? No século 18, o físico americano Benjamin Franklin observou o céu em noites de tempestades e descobriu que os raios eram descargas elétricas que vinham das nuvens. Muito antes dele, o grego Tales de Mileto tinha descoberto que ao esfregar âmbar na lã gerava eletricidade.
A eletricidade surge quando elétrons são empurrados e puxados de um átomo a outro. As forças elétricas existem entre todas as partículas que possuem carga elétrica.
Produto da intensidade de uma corrente pelo tempo de sua passagem. Etimologia (origem da palavra eletricidade). Do latim electricitas. atis; pelo inglês electricity.
100 anos
Nesse período, os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) também evoluíram bastante. Até hoje representam a mais importante fonte de energia, inclusive gerando tecnologias mais avançadas. Mas foi apenas há pouco mais de 100 anos que surgiu a energia elétrica, símbolo da Era da Informação.
A energia elétrica chegou ao Brasil em 1879, mesmo ano da invenção da lâmpada. Na ocasião, D. Pedro II concedeu a Thomas Edison a permissão de implementar seus equipamentos no país para fins de iluminação pública.
Alguns dos exemplos de eletricidade são os fenômenos naturais causados pelos relâmpagos, a eletricidade estática e correntes elétricas em fios elétricos. Existem dois tipos de carga elétrica: positivo e negativo. A carga positiva é representada pelos prótons e a negativa são os elétrons.
Essa forma de energia está presente no nosso cotidiano não só nos aparelhos eletrônicos, mas também na natureza - descargas elétricas que resultam em relâmpagos, por exemplo. A eletricidade é, atualmente, o principal tipo de energia existente.
A descoberta da energia elétrica foi um passo fundamental, que tornou possível um grande desenvolvimento tecnológico. Por isso, vale muito a pena saber mais sobre esse assunto, sobre o que é efetivamente essa energia e como ela se aplica em nosso dia a dia.
Energia elétrica. Sua história e seu papel na vida das pessoas. Desde a Pré História, o homem tem usado a inteligência para criar mecanismos que reduzam o esforço e aumentem seu conforto. Ao dominar a Técnica do fogo, melhorou sua alimentação, iluminação e segurança.
O estudo mais famoso depois do descobrimento da energia elétrica foi quando ele descobriu as cargas positivas e negativas em raios, e como estes fenômenos tinham sua origem elétrica. Foi em 1752 empinando uma pipa durante a tempestade de raios que Benjamin Franklin resolveu fazer um experimento.
O foco e dedicação de Franklin ao conhecimento e à ciência fez com que ele se tornasse um dos maiores responsáveis pelo Iluminismo e descoberta da eletricidade nos EUA. Então, como você pode perceber, Benjamin Franklin teve grande importância nessa descoberta.
O que responder quando falam ohayo?
Como se escreve a palavra linguística?
Como saber se ronco durante o sono?
Como saber se óculos têm proteção luz azul?
O que significa a palavra lubrificação?
Como saber o tamanho que o Vira-lata vai ficar?
Como saber qual óleo e mais grosso ou fino?
Como saber se seu chip Claro foi cancelado?
Quanto tempo um filhote de cachorro pode ficar com fome?
Como saber se o tanque tá furado?
Como saber se o equipamento de radar está aferido pelo Inmetro?
Como saber se seu periquito vai botar ovinho?
Como se livrar de amigos interesseiros?
O que fazer quando você queima a vista com solda?