A radiação ionizante pode causar danos a células diretamente, quebrando ligações químicas de moléculas biológicas(quebra da molécula de DNA), ou indiretamente criando radicais livres nas moléculas de H2O, que são as mais atingidas pela radiação.
Nos trabalhos encontrados denota-se que a radiação ionizante pode provocar efeitos diretos e indiretos no DNA, o que gera mutações genéticas e consequentemente morte celular ou potencial surgimento de tumores.
Mutações são alterações anormais no DNA de um gene. Os blocos de construção do DNA são denominados de bases. A sequência dessas bases determina o gene e a sua função. As mutações envolvem mudanças no arranjo das bases que compõem um gene.
4) Interação da radiação com as células
No processo de interação da radiação com a matéria ocorre transferência de energia, que pode provocar ionização e excitação dos átomos e moléculas provocando modificação (ao menos temporária) na estrutura das moléculas. O dano mais importante é o que ocorre no DNA.
Os Raios Gama correspondem à energia excedente emitida por um núcleo instável, após a emissão de partículas alfa ou beta. Os átomos do material atravessado por essa radiação (não esqueça que radiação é energia!) emitem elétrons; assim, ocorre a ionização desse material.
32 curiosidades que você vai gostar
Radiação ionizante é aquela que tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando então os íons (INCA, 2021).
A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
"Com essa exposição frequente aparecem problemas crônicos como câncer de pulmão, de pele ou de sangue (leucemia), problemas na tireóide e esterilidade", conta Delgado. Pesquisadores apontam que as alterações no DNA das células podem se estender por gerações.
Qual a diferença entre posição e status?
Quais os métodos de avaliação de empresas?
Quem fica junto no final de Riverdale?
Porque o papa não foi enterrado?
O que fazer se ultrapassar 20 pontos na CNH?
Qual o critério utilizado nessa forma de regionalização mundial?
Qual é o nome da melhor amiga da Marinette?
Em qual EP Himawari desperta o Byakugan?
Qual o tipo de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente?
O que fazer para atrair dinheiro no Ano Novo?
Quais os métodos de diagnóstico da e histolytica?