Entre os muitos elementos que compõem um julgamento na mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal (STF), está o traje usado por ministros e advogados que falam no púlpito: as togas para os magistrados e as becas para os defensores.
O traje do magistrado, nos Tribunais colegiados, é a toga. ... Mas, se em Tribunais, sempre nas capitais e com aparelhos de ar condicionado, é possível o uso da toga, que é acompanhada por outros operadores jurídicos pelo uso da beca (p. ex., advogados) e pelos servidores (capa preta sobre os ombros).
Beca (veste talar) é um traje académico, especialmente utilizado por formandos em formaturas. Quando usado por magistrados, advogados, juízes e professores universitários é comumente designado de toga.
Durante atos formais da Justiça, como julgamentos e sessões solenes, os operadores do Direito – ministros de Tribunais, juízes, promotores e advogados – usam as chamadas “vestes talares”. Elas são uma espécie de túnica de cor preta, amarrada na cintura por uma faixa ou cinto de tecido.
Togas e Becas A Toga é usada pelo Juiz e a Beca pelos Advogados, Defensores públicos e Promotores e é uma forma de lembrança e sinal do sacerdócio destes profissionais devotados ao direito e a Justiça, denotando a respeitabilidade e austeridade.
O branco, usado pelo juiz, significa a imparcialidade na aplicação da lei. A cor vermelha, do Ministério Público, representa o rigor na aplicação da lei. O verde, dos advogados, é a cor da esperança de resolução de conflitos baseada na aplicação da lei.
Para os advogados Ao se vestir, a melhor opção é o terno em um tom escuro e bem alinhado, de preferência nas cores preta, grafite (cinza bem escuro) ou azul marinho. A camisa, sempre bem passada, pode ser em tons claros e para completar, uma gravata discreta.
Não use peças justas, decotadas, curtas ou transparentes. Evite também as camisetas com logos, imagens e frases indiscretas. Caso tenha tatuagens, cubra-as. Óculos de sol e chapéus devem ser retirados assim que entrar no fórum.
capelo O capelo é um dos símbolos dessa mudança, por isso é utilizado em cores diferentes por quem vai receber o grau e por quem vai validar o título à turma, papel normalmente exercido pelo reitor.
É um traje que simboliza poder, dando especial representatividade a quem os usa. E no caso da vestimenta usada pelo Judiciário, a cor preta enfatiza essas características. A toga começou a ser usada na Roma Antiga – antes de Cristo – e é um dos símbolos da magistratura.
COMO DEVE UM JUIZ VESTIR-SE - Opinião - Correio da Manhã Na sala de audiências, deve-se ser absolutamente rigoroso e os intervenientes têm de surgir paramentados, com as respectivas becas, togas e capas. Quanto ao que se passa fora dela, encaro a forma de vestir como uma questão lateral
No Brasil, o dia do juiz é comemorado em 11 de agosto, mesmo dia em que se comemora o dia do advogado. Existem datas específicas para juiz de menores ( 3 de janeiro) e para juiz do trabalho ( 26 de abril ).
“Significa que, se um juiz morrer e for substituído, virá em seu lugar outro igualzinho, com a mesma roupa, e que ele irá julgar do mesmo jeito, com a mesma imparcialidade”, explica Roberto Bacellar, diretor da Escola Nacional da Magistratura.
Cara leitora, em nenhum momento a Bíblia nos apresenta um “manual de moda” com as roupas que podem e não podem ser usadas pelo crente. A Bíblia não tem esse foco de delimitar qual peça de roupa é correta e qual é errada. Mas a Bíblia pode nos ajudar a analisar que tipo de roupas são mais adequadas a usarmos.
Está dividido em interno sólido e externo líquido?
Como aliviar dor de cabeça por ansiedade?
Quantas vezes por dia uma pessoa deve praticar yoga?
Quais as duas dimensões do efeito devolutivo?
Como fazer uma segunda conta no Tinder?
Quanto tempo demora para um inventário ficar pronto?
Quanto custa um personal trainer por mês?
O que perguntar para a namorada?
O que é peptídeos de colágeno?
Como aprender inglês rápido e grátis?