A cor observada em cada chama é característica do elemento presente na substância aquecida. Por exemplo, ao se colocar o cloreto de sódio, sal de cozinha, na chama, a luz emitida é de um amarelo bem intenso, quando colocamos o sulfato de cobre, a luz emitida é de cor verde e o cloreto de cálcio emite uma luz vermelha.
vermelho
Pelos resultados obtidos, verificam-se tais colarações: o cloreto de estrôncio apresenta-se cor de chama vermelho; o cloreto de bário, cor verde com presença de fagulhas; nitrato de chumbo (II) cor azul e o sulfato de cobre (II) coloração verde com presença de fagulhas.
A temperatura mais baixa da chama está na sua base, é empregada para testar substâncias voláteis, a fim de determinar se estas comunicam alguma cor à chama. A parte mais quente da chama é a zona de fusão, ela está a um terço da altura da chama e, aproximadamente, eqüidistante do interior e exterior do manto.
Quando o sal de cozinha (cloreto de sódio) cai sobre a chama do fogão, a cor da chama muda de azul para amarela. Esse fenômeno ocorre porque o fogo fornece energia suficiente para que uma partícula do átomo de sódio transite entre as camadas ao redor de seu núcleo.
A cor que um elemento confere aos fogos de artifício é a mesma que ele possui no teste da chama. 2° Se usássemos o sulfato de bário em vez do cloreto de bário, por exemplo, o resultado do experimento do teste da chama seria o mesmo, pois no teste da chama identificamos cátions, de modo que o ânion se torna irrelevante.
A cor que um elemento confere aos fogos de artifício é a mesma que ele possui no teste da chama. 2° Se usássemos o sulfato de bário em vez do cloreto de bário, por exemplo, o resultado do experimento do teste da chama seria o mesmo, pois no teste da chama identificamos cátions, de modo que o ânion se torna irrelevante.
Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia. Isso explica também a formação de fuligem pela chama da vela (foto abaixo), que é o carbono tido como produto da combustão incompleta.
Neste caso obtemos uma coloração violeta da chama. “De forma simplificada, observa-se que quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa. E a quantidade pacote de energia absorvida e bem definida (quantum) que é equivalente á diferença energética entre as camadas.
O teste de chamas é um experimento realizado principalmente ao se estudar o conceito do modelo atômico de Rutherford-Böhr, pois foi por meio desse modelo que se introduziu o conceito de transição eletrônica. Por meio desse experimento é possível identificar o elemento que está presente no composto através da cor apresentada pela chama.
Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão ...
Quantos olhos têm os aracnídeos?
Estou grávida e não sinto vontade de fazer nada?
Quem são os tradutores da Bíblia?
Qual o papel do enfermeiro na segurança do paciente?
Qual parte do cérebro é afetada pela epilepsia?
Como cadastrar o NIS do meu filho?
Como funciona cemitério público?
Como se organizar para uma reforma?
Por que o sistema nervoso não se regenera?
Quais são as espécies de penas previstas nos artigos 32 a 58 do Código Penal Brasileiro?
Como calcular dias de atestado?
Quanto posso carregar em dinheiro?
Quais são as revistas científicas?
Quais são as capacidades físicas da natação?
Como tratar candidíase com cetoconazol?
Quem toma as pode fazer micropigmentação?
Qual é a maior força do universo?