Qual será foro competente para propositura da competente ação de alimentos?

Pergunta de Sandro Andrade de Cunha em 02-06-2022
(68 votos)

Na ação de execução de alimentos é competente para julgar o feito o foro do domicílio ou da residência do alimentando, independentemente se a ação já fora processada em outra comarca, tendo em vista o disposto no art.

Onde deve ser proposta a ação de alimentos?

Segundo norma do art. 53, II, do CPC, o foro competente para se ajuizar a ação de alimentos é o do domicílio ou residência do alimentando, id est, aquele que pede o alimento, o credor.


É competente o foro II do domicílio ou da residência do alimentando para a ação em que se pedem alimentos?

Nos termos do art. 100, II, do Código de Processo Civil, o foro competente para a ação em que se pedem alimentos é o do domicílio ou da residência do alimentando....

Como saber qual é o foro competente?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autora a União. Parágrafo único. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal.

Qual o foro competente para a ação de divórcio e para a ação de alimentos?

53 trata da competência para as ações de alimentos, fixando como foro competente o do domicílio ou residência do alimentando.

Competência na ação de alimentos.


45 curiosidades que você vai gostar

Qual foro competente para execução de alimentos?

4. Na hipótese, é competente para o processamento da execução de alimentos o foro do domicílio ou residência do alimentando, eleito por ele para o ajuizamento da ação, ainda que a sentença exequenda tenha sido proferida em foro diverso. Relativização da competência funcional prevista no art. 475-P do CPC.

Qual o foro de competência para ajuizamento da ação de divórcio?

Ou seja, quem entrar com o pedido de divórcio de forma judicial deverá propor a ação no atual foro de residência do ex companheiro.

Como saber o foro competente pelo endereço?

Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorial para localizar os foros da cidade de São Paulo. O resultado da consulta se dá exclusivamente por conceitos geográficos e não define, por si só, a competência.

Em qual comarca ajuizar?

Conforme o Art. 4º da Lei nº 9.099/95, tem-se que a competência em relação ao lugar é relativa. Assim, a regra é: competência em razão do foro do domicílio do Réu, ou, a critério do (a) Autor (a), ou, local em que o Réu exerça suas atividades.

Qual é o foro?

É a comarca onde a demanda deve ser proposta, isto é, a competência territorial para o ajuizamento da ação. Conforme prevê o Código de Processo Civil, o foro comum é o do domicílio do réu, existindo também foros especiais, como o da residência da mulher, da situação da coisa, entre outros.

Qual o foro competente para o requerimento de cobrança da pensão?

É COMPETENTE O FORO DO DOMICÍLIO OU DA RESIDÊNCIA DO ALIMENTADO. ... É competente o foro do domicílio ou da residência do alimentado, para ação de exigir contas relativas ao emprego de quantias recebidas a título de pensão alimentícia, por parte de quem detinha a posse e guarda da menor beneficiária.

É competente o foro do autor de violência doméstica?

Lei 13.894/19: Competência do foro de domicílio da vítima de violência doméstica e familiar para rompimento do vínculo conjugal.

É competente o foro do domicílio em que as partes celebraram o casamento?

O foro competente é o do último domicílio do casal, caso não haja filho incapaz.

Onde propor ação de alimentos novo CPC?

Em situações de risco ao menor, o Ministério Público possui legitimidade para propor ação de alimentos, independente do exercício do poder familiar pelos pais.

Onde a ação de execução deve ser proposta?

a execução poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executado.

Como protocolar ação de alimentos?

Documento de Identidade e/ou Carteira de Trabalho, CPF, comprovante de endereço, número de telefone(s), comprovante de renda, declaração do imposto de renda ou de isenção; Certidão de casamento e/ou declaração de união estável, se houver; Número da conta e da agência ou cartão bancário (ou cópia) para depósito de ...

Onde a ação deve ser ajuizada?

Regra: A ação deve ser ajuizada no local do ato ou fato.

Como saber onde distribuir uma ação?

Consulta de território

O portal do Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza um serviço de consulta de competência territorial na capital por meio da inserção do CEP ou do nome do logradouro. O objetivo é informar o endereço do fórum em que a ação deverá ser distribuída, levando-se em conta o aspecto geográfico.

Como saber se uma cidade e comarca?

Uma comarca pode ser constituída de uma ou mais cidades e pode ter um ou mais juízes.
...
ComarcaTotal de habitantes na cidade;Quantidade de eleitores na cidade;Extensão territorial das cidades de um município;Movimentação nos fóruns da cidade, entre outros.

Como descobrir a comarca de um processo?

O primeiro passo para saber como consultar processo judicial é saber em qual tribunal ele está tramitando (Justiça do Estado, do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Eleitoral, Justiça Militar). Depois é só acessar o site do órgão competente e ter em mãos: Número do processo; Nome completo de uma das partes envolvidas.

O que é o Foro da Comarca?

O foro é o local (cidade/comarca do Judiciário) escolhido para tramitar uma ação judicial futura, que vá tratar das questões do contrato. Por exemplo: Se você é de Santa Catarina e está fechando um negócio com uma empresa do Ceará, e o foro de eleição fica escolhido como sendo a cidade de FORTALEZA/CE.

O que é uma vara distrital?

As varas distritais de assistência judiciária têm competência plena, fixada em função da qualidade dos litigantes ou de um dos litigantes (necessidade de Justiça gratuita).

Qual a vara de divórcio?

As varas da Família e Sucessões são responsáveis por processar e julgar litígios relacionados a temas como inventários, testamentos, separação judicial, divórcio, anulação de casamento, investigação de paternidade, ação de alimentos, entre outros.

É competente o foro I para a ação de divórcio separação anulação de casamento e reconhecimento ou dissolução de união estável?

Para a ação de divórcio, separação, anulação de casamento e reconhecimento ou dissolução de união estável, é competente o foro do domicílio do réu, mesmo que seja o autor quem reside no último domicílio do casal.

Como dar entrada no divórcio no fórum?

De forma geral os documentos são:certidão de casamento;certidão de nascimento dos filhos (se houver);cópias do RG e CPF de cada um;documentos dos bens móveis e imóveis;um ou mais advogados para auxiliar às partes ao longo do processo.



Outras questões

O que é dissolver química?

Qual papel de Letícia Almeida em Gênesis?

Para que serve hipoclorito no dente?

Quais os principais desafios para a produção dos alimentos nos dias atuais?

O que acontece se eu for pego com uma arma de fogo?

Como ocorre o fim do governo jacobino?

Onde nasceu Khabib Nurmagomedov?

Como preservar folhas de árvores?

Qual a melhor atividade física para quem tem artrose?

E sob encomenda ou sobre encomenda?

O que se extrai da terra?

Para que seja implementado o plano diretor Participativo Deve-se primeiro?

Como travar o PC para ninguém mexer?

Qual fruta demora 100 anos?

Como recuperar meu número da Claro que foi cancelado?

Quando a vela queima rápido o que significa?

Quando começa a pagar o Auxílio Brasil?

O que aconteceu no Tonga?

Quais são os patrimônios naturais brasileiros que são considerados Patrimônio Natural da Humanidade?

Como funcionam as teclas do piano?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com